Benfica volta a vencer (2-0) em português

O Benfica voltou à Taça da Liga com uma vitória arrancada no seu reduto frente ao Santa Clara, num triunfo que, meses depois, voltou a ser escrito em português. O jovem Nélson Oliveira fez o primeiro, aos 68 minutos, e o belga Witsel completou o resultado final, aos 75 minutos, após uma primeira parte apagada dos ‘encarnados’.

os momentos iniciais da partida foram marcados por lentas trocas de bola de ambas as equipas, e só ao primeiro quarto de hora completo o ataque ‘encarnado’ começou a acelerar na frente e a tentar combinações mais rápidas.

nélson oliveira e saviola movimentavam-se na frente, entre tentativas de combinações e tabelas, e com nico gaitán ainda em busca da melhor forma (regressou à titularidade após lesão), o benfica falhava alguns passes e permitir ao santa clara ameaçar a baliza hoje defendida por eduardo. aos 32 minutos, sylvestre poderia até ter marcado para os açorianos.

o marasmo da metade inaugural prolongou-se pelos dez minutos iniciais da segunda parte, do qual o benfica só acordou com as entradas de rodrigo e nolito. e foram os raides do ex-barcelona b que viriam a decidir o encontro.

aos 68 minutos, nolito levantou as despidas bancadas – pior assistência da época, com cerca de 14 mil adeptos -, ao entrar na grande área pela esquerda, desmarcou com um passe rasteiro nélson oliveira, que só teve de encostar para a baliza açoriana.

o jovem avançado português, vice-campeão mundial de sub-20, consegue assim aproveitar mais um oportunidade concedida por jorge jesus, e estreou-se assim a marcar pelo benfica esta e, acima de tudo, proporcionou o primeiro golo português dos ‘encarnados’ esta época.

o bola de prata do último mundial de sub-20 abriu caminho para a vitória, que foi consolidada por witsel, aos 75 minutos, e novamente após boa jogada e assistência de nolito, hoje a bomba que jesus tirou do banco para agitar uma partida que já parecia encravada.

o benfica entra assim a vencer na taça da liga e volta às vitórias com protagonistas portugueses, graças à estreia goleadora de nélson oliveira, que assim pode finalmente agradecer a oportunidade a jorge jesus, e também aos regulamentos da taça da liga, que obrigam à utilização de pelo menos dois jogadores lusos.

diogo.pombo@sol.pt