ao que o sol apurou, a empresa liderada por antónio mexia, está a testar a sua oferta dual de gás e luz e, nesse âmbito, contactou cerca de 1.200 dos seus clientes que já estão no mercado liberalizado (edp comercial) da área de lisboa, propondo-lhes que adiram ao seu serviço de fornecimento de gás, disponibilizado pela edp gás.
a quem aderir, a edp oferece um desconto de 3%, que será permanente, no valor pago pelo contador, segundo informação recolhida pelo sol junto do call center da empresa. no mesmo contacto, foi explicado que a transferência da operadora lisboagás, detida pela galp, para a edp será gratuita e que se o cliente não quiser terminar o contrato com a eléctrica (com a duração de um ano), pode voltar à lisboagás, também sem custos. fica, porém, a pagar o aluguer do contador à edp e o consumo de gás à lisboagás.
segundo as tabelas em vigor, neste fornecedor, cada utilizador paga 1,80 euros por mês pelo contador, para escalões de consumo até 220 metros cúbicos (m3) por ano e 3,57 euros, para os que têm consumos entre 221 e 500 m3, valores a que acresce o iva.
actualmente, a edp gás tem 270 mil clientes em portugal, na sua maioria concentrados na zona litoral dos distritos do porto, braga e viana do castelo. em função dos resultados obtidos com os testes em lisboa, admite generalizar a oferta dual de energia a todo o país. no total, o grupo edp tem 1.264 mil pontos de abastecimento de gás na península ibérica, correspondendo a mais de um milhão de clientes.
já a galp, está também a apostar no abastecimento de electricidade, através de um pacote que permite incluir a luz na factura do gás natural, e que também engloba descontos. no total, a galp gás, que detém a lisboagás, tem cerca de 1,3 milhões de clientes na península ibérica, dos quais, 900 mil em portugal e 486 mil em lisboa.