os adeptos da oliveirense tiveram que se deslocar a santa maria da feira, casa emprestada e improvisada ao feirense, que se encheu na expectativa de ver a equipa da vizinha cidade de oliveira de azeméis garantir a passagem inédita à final da taça de portugal. a tarefa não era fácil, face ao à desvantagem de um golo que a oliveirense tinha trazido de coimbra, frente a uma equipa que esta época tinha já eliminado o fc porto da competição.
os ânimos nas bancadas demonstravam-se pelo barulho que não parou de vir das bancadas, mas o apoio não conseguiu traduzir em golos para o lado da equipa da liga de honra, que terminou o encontro empatada a duas bolas com a académica, que permitiu aos ‘estudantes’ viajar até ao jamor quarenta e três anos depois de ter vencido a primeira edição de sempre da taça de portugal.
assim terminou a aventura da oliveirense na prova, onde deixou um ar de ‘grande’ e morreu na praia, obrigando-a a voltar a cingir-se ao mar de lutas da liga de honra, onde ocupa a 11.ª posição.
em espanha, a surpresa terá sido maior para os olhos que assistiram a caminhada do mirandés, equipa da segunda divisão b que apenas caiu nas meias-finais diante do athletic bilbao, após eliminar equipas primo divisionárias como o racing de santander, o espanhol de barcelona ou o villarreal.
a caminha dos homens de burgos apenas parou no país basco onde, na catedral de san mamés, o athletic impôs uma goleada por 6-2 que porém, no final da partida, não impediu que os jogadores do mirandés saíssem do relvado sob um coro de aplausos por parte dos milhares de adeptos bascos.
caso tivesse conseguido ultrapassar a equipa de bilbao, o mirandés teria que esperar apenas um dia para saber o seu adversário na final: hoje o valência vai a camp nou decidir com o barcelona quem passa à final da copa do rei, após o empate a um golo na primeira mão.
a história e a memória costumam pertencer aos vencedores mas, nestes dois casos, pelo menos a memória poderá guardar as aventuras dos dois pequenos clubes ibéricos que se aventuraram entre o ‘mundo dos gigantes’. e que ficaram a apenas um jogo de sair, apenas, pela final.