retirado dos relvados desde 2007, a carreira de sá pinto nos bastidores do futebol começou em novembro de 2009, igualmente no sporting. na altura, o antigo capitão do clube chegava aos ‘leões’ para substituir outra antiga glória, pedro barbosa, no cargo de director desportivo do clube.
a experiência acabaria por ficar marcada por um episódio que ditaria o seu fim, logo em janeiro de 2010: um desentendimento e posterior confronto físico com liedson, à época um dos mais influentes jogadores dos ‘leões’.
o episódio sucedeu num encontro a contar para a taça de portugal, onde o sporting acabaria por vencer o mafra por 4-3. durante a partida, os ‘leões’ sofreram um golo fruto de uma falha do guarda-redes rui patrício. o erro espoletou assobios nas bancadas, aos quais liedson se insurgiu no banco de suplentes. mas sá pinto não gostou da atitude do luso-brasileiro, reprimindo-o no relvado, ao que se seguirem confrontos físicos já no interior do balneário, após o encontro.
o incidente faria com que, no dia seguinte, sá pinto anunciasse a sua demissão do cargo, cifrando em apenas dois meses a sua primeira experiência como dirigente leonino.
meses depois surgia uma nova etapa na carreira do técnico, quando se tornou no treinador-adjunto de pedro caixinha na união de leiria, em outubro de 2010. sá pinto abandonaria o cargo no final da época passada para se juntar ao projecto de godinho lopes, então recém-eleito presidente do sporting.
à sua espera estava o posto de treinador da equipa júnior do sporting. em oito meses, sá pinto conseguiu atirar os jovens ‘leões’ para os destaques da imprensa desportiva, principalmente pelas suas prestações no torneio nextgen series, uma prova encarada como uma espécie de liga dos campeões do escalão júnior, onde participam alguns dos grandes clubes europeus.
apesar de ter sido eliminado nos quartos de final, pelo inter de milão, o sporting acabou a fase de grupos da competição só com vitórias, com destaque para as vitórias sobre o liverpool, primeiro por 3-0, em inglaterra, e depois por 5-1.
no plano caseiro, os juniores do sporting lideram a série sul do campeonato nacional do escalão, com 13 pontos de vantagem sobre o benfica. além da liderança, a equipa montada por sá pinto segue invicta na competição, com 19 vitórias e três empates em 22 partidas, tendo ainda o melhor ataque e a melhor defesa da competição.
sá pinto troca assim, aos 39 anos, uma jovem equipa invicta pelo comando dos inconstantes ‘leões’ seniores, que somam apenas seis vitórias nos últimos 16 encontros e atravessam um período em que as suas exibições têm vindo a decrescer em qualidade.
o primeiro teste será já na quinta-feira, na polónia, frente ao légia de varsóvia, a contar para a primeira mão dos dezasseis avos de final da liga europa. sá pinto terá pouco mais de dois dias para moldar a equipa para a primeira batalha do maior desafio até agora da sua carreira. um desafio que, no papel, está previsto que dure até 30 de junho de 2012.
as exibições, as vitórias e a confiança dos adeptos vão ditar a dose de paciência que sá pinto terá da parte da direcção. domingos resistiu apenas oito meses, o novo treinador tem contrato durante quase uma época e meia.