Suarez contra Evra: a disputa que deixou de ser pessoal

As repercussões da polémica relacionada com o caso de racismo protagonizado por Luis Suarez e Patrice Evra chegam agora além futebol. No sábado, o uruguaio recusou cumprimentar o francês no duelo entre o Manchester United e o Liverpool, e o principal patrocinador dos ‘reds’ resolveu intervir.

o gesto, ou falta dele, motivou uma partida com ânimos reforçados tanto no relvado como nas bancadas. os assobios que os adeptos dirigiam a suarez eram acompanhados pela intensidade que evra adoptava cada vez que discutia uma jogada com o internacional uruguaio.

ao encontro seguiram-se as reacções dos treinadores, onde kenny dalglish, técnico do liverpool, que manifestou o seu apoio a suarez na conferência de imprensa que se seguiu à partida. algo que só contribuiu para aumentar a polémica e contestação em torno da decisão de suarez.

mas, no domingo, chegaram os pedidos de desculpas. primeiro foi dalglish, ao afirmar ao daily mail que «não se tinha comportado da maneira que um treinador deve representar o liverpool» e, depois, foi suarez a expressar os seus lamentos: «percebi que agi mal. não só desiludi o treinador, como também o clube e tudo aquilo que ele representa. devia ter cumprimentado o patrice evra».

as desculpas endereçadas por suarez e dalglish não impediram, porém, que a standard chartered, principal patrocinador do clube, manifestasse o seu descontentamento em relação à recente polémica na qual o clube se envolveu.

em comunicado, citado pelo daily telegraph, a empresa revelou que está «muito desapontada com o incidente de sábado e discutiu as suas preocupações com o clube».

as palavras poderão ser consideradas como um aviso da parte da empresa que, em 2009, firmou um contrato de quatro anos no valor de 95 milhões de euros com o liverpool, sendo neste momento o nome que surge na frente das camisolas do clube.

o sinal dado pela empresa norte-americana evidencia as proporções que o caso tomou este fim-de-semana, algo que os ‘reds’ quererão amenizar caso queiram prevenir que a imagem do clube inglês com mais ligas dos campeões conquistadas – cinco -, não saia prejudicada de uma disputa que, ao que parece, deixou de ser pessoal, entre luis suarez e patrice evra.

diogo.pombo@sol.pt