os ‘dragões’ viajaram para o norte de inglaterra a saber que necessitariam de dois golos para, pelo menos, empatar a eliminatória com o city, face à derrota por 2-1, a semana passada, no estádio do dragão. esta lembrança não terá fugida da cabeça de nenhuma jogador portista, mas bastaram 20 segundos para uma desatenção sentenciar logo a partida.
o fc porto saiu com a bola no início da partida e, quando chegou a otamendi, o argentino não demorou a errar um passe e colocá-la nos pés de de jong. o holandês rapidamente desmarcou kün aguero, com otamendia a falhar novamente, desta feita na intercepção do passe, e deu a aguero o golo mais rápido desta edição da liga europa.
nem um minuto passado e os ‘dragões’ viam a tarefa que enfrentavam agigantar-se ainda mais à sua frente. eram agora necessários três golos para assegurar a qualificação, e a primeira parte viu apenas uma tímida reacção dos portugueses. aos 18 minutos varela isolou-se mas falhou perante joe hart e, já em cima do intervalo, otamendi rematou por cima após um canto batido por joão moutinho.
mas, na primeira parte, as melhores oportunidades foram mesmo para os ‘citizens’, que poderiam ter aumentado a vantagem aos 29 minutos, quando aguero atirou à barra da baliza de helton, mais uma vez após um passe errado dos ‘dragões’, desta feita de lucho gonzález. e aos 42 minutos, foi yaya touré que permitiu à defesa portista recuperar a posição, após se ter isolado diante da baliza portuguesa.
intervalo trouxe inferno
para a segunda parte, o fc porto teria que marcar três golos para ultrapassar o city no encontro e na eliminatória, mas quem começou melhor foram, de novo, os ingleses, e mais uma vez com aguero à cabeça.
logo aos 49 minutos, o avançado argentino fintou fernando e cruzou para david silva, com o espanhol a ver o seu remato cortado por maicon já muito perto da baliza. três minutos depois e lucho enviou um remate que passou muito perto do poste da baliza de hart, e os ‘dragões’ foram tentando, com mais posse de bola, um golo que os lançasse na recuperação do marcado.
mas os esforços acabaram ao minuto 79 quando, a finalizar um contra-ataque, edin dzeko fez o segundo golo dos ‘citizens’. minutos depois e rolando era expulso por protestar contra o eventual fora-de-jogo do avançado bósnio na jogada. a expulsão condenou o fc porto, que nos cinco minutos seguintes viu os ingleses marcarem mais dois golos.
o terceiro, por david silva, aos 84 minutos, e o último pela contratação de inverno, david pizarro, que assim se estreou a marcar pelos ‘citizens’, aos 86 minutos.
os ‘dragões’ despedem-se assim da competição que conquistaram na época passada com andré villas-boas, que hoje se sentou ao lado de pinto da costa nas bancadas. o fc porto fica assim pelos dezasseis avos de final da liga europa, ultrapassado por um dos favoritos à conquista da prova, que nos ‘oitavos’ poderá defrontar ainda outra equipa portuguesa: o sporting de sá pinto, que primeira terá que ultrapassar o légia de varsóvia, amanhã, em alvalade.
(notícia actualizada às 19h19.)