Ambição une todos, objectivo é que não

Para onde aponta a selecção nacional? A menos de quatro meses do início do Euro, os objectivos que Portugal leva para a prova parecem ainda não estar definidos. Pelo menos na mente de Paulo Bento, seleccionador nacional, e Cristiano Ronaldo, o capitão das ‘quinas’, que revelaram ambições distintas. Todos vão remar para o mesmo lado, mas não…

primeiro, o lado do capitão. na segunda-feira, cristiano ronaldo revelou na sua página do facebook a ambição com que encara a participação de portugal no euro 2012, aquando da apresentação da nova camisola alternativa que a selecção nacional utilizará durante a prova.

«estas são as nossas cores, que vamos defender no campeonato da europa. com um único objectivo: conquistá-lo». a mensagem de ronaldo não poderia ser mais evidente, ficando claro que, ao terceiro europeu em que participa, o extremo do real madrid quer alcançar o sucesso que lhe escapou nos dois anteriores – em 2004, no estádio da luz, a selecção apenas caiu perante os gregos na final.

quem leu poderia concluir que a selecção está envolta em ambição, ainda mais quando beto, guarda-redes do cluj, confirmou ao site maisfutebol que concordava com ronaldo, ao sublinhar que «se essa é a voz do capitão, o grupo está com ele».

o grupo, mas, ao que parece, o seleccionador não partilha tão desmedida ambição. ao falar hoje perante os jornalistas, paulo bento procurou colocar alguma ‘água na fervura’ e acalmar os ânimos que rodeiam uma selecção que apenas conseguiu o apuramento para a fase final do euro após disputar, de novo, um ‘playoff’ de apuramento com a bósnia-herezgovina.

bento quis clarificar os objectivos que portugal levará para o europeu da ucrânia e polónia, este último, o adversário que a selecção defronta amanhã, em varsóvia, na inauguração do estádio municipal da capital polaca.

«o maior objectivo é chegar aos quartos de final do euro 2012», esclareceu o seleccionador, antes de passar a explicar o caminho que portugal terá obrigatoriamente que atravessar para, aí sim, alcançar a final que cristiano ronaldo quer tão convictamente vencer. «para chegar à final, é preciso chegar aos quartos de final (…). depois de lá chegarmos, se me perguntarem qual é o objectivo, direi que é chegar às meias-finais», explicou.

e, claro, seguiu o seu pensamento: «se chegar à final, aí direi que o objectivo é ser campeão», garantiu. portanto, o plano do seleccionador é a conservadora mentalidade de pensar jogo a jogo, ao invés da clara ambição que cristiano ronaldo abraça e que, pelos visto, os restantes jogadores parecem acompanhar.

certo é que o desejo de todos centra-se no mesmo caminho: vencer partidas, ir ultrapassando adversários e seguir na competição. mesmo que bento pense nos quartos de final, nada impede a selecção de chegar mais longe. «todos queremos ser campeões, nenhum dos 10 milhões de portugueses dirá o contrário», argumentou.

portanto, a ambição é partilhada por todos, mas o objectivo, ao que parecem, ainda difere entre as hostes da selecção portuguesa.

diogo.pombo@sol.pt