Mourinho em Londres à procura de casa, e de um clube?

José Mourinho pisou Inglaterra e não tardou a gerar controvérsia. O treinador português deslocou-se a Londres para o que terá sido a procura por uma nova casa, e a imprensa britânica foi rápida a lançar rumores sobre o seu eventual regresso ao Reino Unido, para orientar uma equipa londrina: Chelsea, Arsenal ou Tottenham? O efeito…

aproveitando a pausa para os jogos internacionais de selecções, mourinho resolveu ir a londres em procura de uma nova casa. os desportivos em espanha foram prontos a noticiar isso mesmo, com o diário as a avançar até que o português terá estado em busca de uma nova residência em bairros como knightsbdrige ou mayfair, duas das zonas onde se pede mais dinheiro por metro quadrado na capital inglesa.

os ecos foram rápidos a alastrarem-se pela imprensa britânica, que aproveitou as circunstâncias que afectam os três principais clubes de londres para colocar mourinho na rota de qualquer um deles. e o mais falado foi o chelsea de andré villas-boas.

com a equipa no quinto lugar da premier league e já com um pé fora da liga dos campeões – perdeu 3-1 em nápoles, na primeira mão dos oitavos de final -, o futuro do antigo treinador do fc porto tem sido cada vez mais posto em causa. villas-boas vai sublinhando que tem a confiança de roman abramovich, milionário proprietário dos ‘blues’, mas os rumores de disputas com os jogadores e as críticas vindas da bancada não abonam para o futuro de avb em inglaterra.

quando abandonou o chelsea, em 2007, a relação de mourinho com abramovich não era das mais amigáveis. o russo terá tido os seus motivos para ter estado disposto a pagar a milionária indemnização por ter rescindido o contrato que ligava o português aos ‘blues’.

o que escolher?

além do chelsea, os restantes rumores apontam mourinho mais para o norte de londres, onde se situam os dois grandes rivais da cidade: arsenal e tottenham. o daily telegraph até lançou uma sondagem aos seus leitores, a questionar em que equipa estará mourinho no próximo verão, dando já como certo o retorno do português a inglaterra.

no arsenal o seu ingresso poderá ser improvável, face aos 16 anos que arsène wenger conta já à frente do clube e que lhe dão um estatuto e confiança só inferiores ao patamar que alex ferguson alcançou no manchester united. ou seja, mesmo com as prestações menos conseguidas esta época, o francês deverá permanecer nos ‘gunners’.

mas, em tottenham, a história poderá ser distinta. a fuga de fabio capello do cargo de seleccionador inglês fez com que as preferências para o seu sucessor, veiculadas pela imprensa e de grande parte dos adeptos, começassem a cair sobre harry redknapp, treinador dos ‘spurs’ que, perante a pressão, poderá optar por deixar o clube para comandar a selecção inglesa no euro 2012.

em termos de resultados, o tottenham é sem dúvida a equipa em melhor forma. o terceiro lugar da premier league, a par do futebol que semanalmente a equipa pratica, tem livrado o clube das críticas que neste momento afectam tanto o chelsea como o arsenal.

a imprensa inglesa forma um cenário onde mourinho terá apenas que escolher qual a equipa que quer treinar. porém, sabe-se que o ‘speacial onte’ tem o hábito de apenas partir em nova aventura quando rubrica uma época bem sucedida – leia-se, com títulos -, na equipa onde se encontra.

actualmente, o real madrid está bem encaminhado para se sagrar campeão espanhol, resta saber se conseguirá alcançar a glória na liga dos campeões, prova que conquistou antes de decidir sair do fc porto e do inter de milão.

diogo.pombo@sol.pt