Sub-21 vencem (2-0) à lei da bola parada

Os jovens portugueses revolveram de bola parada o desafio frente à Ucrânia. A selecção nacional sub-21 venceu por dois golos sem resposta o seu adversário do leste, com Salvador Agra e Bruno Simão como os autores dos livres directos que acabaram no fundo das redes ucranianas.

a partida marcava um amigável de preparação para o ainda distante encontro com a rússia, a 1 de junho, já a contar para a fase de qualificação para o euro 2013 da categoria.

a vitória acabou por pertencer a portugal, mas o primeiro lance de perigo surgiu junto à baliza portuguesa, quando roman besus, avançado já internacional a pela ucrânia, passou por vários jogadores portugueses e deu depois a bola a rybalca, que falhou a melhor oportunidade ucraniana no primeiro tempo.

a partir daí foi portugal a controlar as operações, graças à maior posse de bola que possibilitava à equipa criar mais lances de perigo pelas faixas onde, na direita, se destacou salvador agra. e seria mesmo o extremo do olhanense a inaugurar o marcador, já aos 45 minutos, ao marcar em força um livre directo que atirou a bola para o ângulo superior esquerdo da baliza ucraniana.

a história da segunda parte seria semelhante, embora com menor intensidade: portugal a dominar a posse de bola, mas com mais calma e sem conseguir criar tantos lances de perigo junto à área adversária.

o desfecho do encontro acabaria por ser o mesmo da primeira parte. desta feita foi david simão, médio emprestado pelo benfica à académica, a dirigir a bola para o ângulo superior direito, mais em jeito do que em força.

a selecção orientada por rui jorge arranca assim uma vitória a partir das bolas paradas, e soma uma vitória antes de defrontar a sua congénere russa, já no verão, e aí também já com pontos em disputa na corrida do apuramento para o euro 2013 de sub-21.

diogo.pombo@sol.pt