no rescaldo da derrota por 3-2 na rússia, jorge jesus garantiu que a sua equipa podia «abafar o zenit na segunda mão», na luz. independentemente do termo que se utilize, ao benfica bastará ganhar por um golo para seguir em frente, desde que os russos não marquem dois ou mais. o objectivo é colocar o clube nos quartos-de-final da champions, pela última vez alcançados em 2005/06, numa campanha sob o comando do holandês ronald koeman que só terminou aos pés do barcelona.
na época anterior, os ‘encarnados’ tiveram o seu último confronto, e único dissabor, frente a uma equipa russa. o empate em casa com o cska de moscovo (1-1), em fevereiro de 2005, ditou o adeus à então taça uefa, face à derrota por 2-0 que averbara na capital russa no jogo da primeira mão.
nos restantes embates europeus com clubes russos, o benfica levou sempre a melhor: em 1977/78, eliminou o torpedo de mosvoco na ronda inicial da taça dos campeões europeus (4-1 no desempate por penáltis, após dois nulos); em 1992/93, ultrapassou o dínamo de moscovo na terceira eliminatória da taça uefa (2-2 e 2-0); e, em 1996/97, bateu o lokomotiv de moscovo na segunda ronda da taça das taças (1-0 e 3-2). desta feita, o benfica terá pela frente o campeão russo, que esta época já foi carrasco do fc porto na fase de grupos da principal competição europeia.
‘leão’ contra milionários
na liga europa, o sporting terá pela frente o clube que também eliminou os ‘dragões’ da prova: o manchester city. com estrelas como aguero, balotelli, nasri, dzeko, david silva ou os irmãos touré, os ingleses venceram na invicta (2-1) e em inglaterra (4-0).
os ‘leões’ interromperam o registo de invencibilidade que durava há quatros jogos sob o comando de ricardo sá pinto, no sábado, em setúbal, onde foram derrotados por 1-0 pelo vitória. o novo treinador do sporting já reconheceu que o city «é uma equipa muito forte», mas ressalvou: «não tememos ninguém».
ao que parece nem os citizens, que lideram a premier league e são, a par do rival united, os grandes favoritos à conquista da liga europa.