a palavra ‘alegados’ tem que constar antes de referirmos os candidatos, face à vaga de rumores que a imprensa europeia tem veiculado desde domingo, dia em que ficou conhecida a decisão de roman abramovich, o milionário russo e proprietário do chelsea, que voltou a perder a paciência, desta feita com o jovem treinador português, em quem tão firmemente tinha apostado no início da época.
os rumores não têm cessado de ser atirados, principalmente pela imprensa britânica e espanhola. os desportivos as e marca não param de falar em josé mourinho e pep guardiola como os alvos prioritários do chelsea para a próxima época, criando mais um palco para conseguirem mediatizar a disputa que, desde a temporada passada, vai agitando a liga espanhola.
do lado de cada treinador existem factores onde as notícias se apoiam para fomentar os seus rumores.
josé mourinho, por há poucas semanas ter visitado londres à procura de uma nova casa, e por se prever uma época em que o português regresse à conquista de vários títulos com o real madrid. pep guardiola, por seu turno, tem adiado a renovação do seu contrato com o barcelona, e todos estes motivos foram prontamente aproveitados.
nem villas-boas se safa
por terras inglesas os rumores apontam também para outros treinadores, e rafa benítez é um deles. o antigo técnico do liverpool e do inter de milão está sem clube desde 2010, um período sabático do qual quer sair para «ganhar títulos», como fez questão de frisar ao daily telegraph, onde as suas palavras deixaram claro que está disponível para treinar os ‘blues’.
a harry redknapp, actual treinador do tottenham, abramovich terá igualmente oferecido o cargo no seu chelsea, algo que o inglês rejeitou, quiçá por a sua cabeça ainda estar a lidar com anteriores rumores, que o colocavam como o favorito para suceder a fabio capello e comandar a selecção inglesa no euro 2012.
o próprio andré villas-boas não se livra dos rumores, com o site goal.com a sugerir que o português é pretendido em milão, para suceder a claudio ranieri, que já vai em oito partidas sem vencer com o inter. mas o antigo clube de josé mourinho não será a única hipótese, com o mesmo site a atirar ainda a as roma para o lote de interessados no técnico luso.
mas na lista de candidatos que os rumores vão completando consta ainda o nome de joachim löw, actual seleccionador germânico. o jornal suíço tribune de genève avança que na manhã desta terça-feira, num hotel da cidade helvética que dá nome à publicação, terá decorrido um encontro entre roman abramovich e o treinador alemão, onde poderá ter sido discutida a possibilidade de löw ingressar nos chelsea após o euro 2012.
o rol de nomes poderá não ficar por aqui, pois a imprensa europeia poderá continuar a atirar mais hipóteses e assim ir alargando os rumores. certo é que só no próximo verão é que ficará confirmado que será o sucessor de roberto di matteo, o italiano, ex-adjunto de villas-boas, que comandará o chelsea até ao fim da temporada.