Lusos lá fora: Ronaldo decisivo e Quaresma a romper com Carvalhal [vídeo

A prestação dos portugueses além-fronteiras voltou a assentar no papel de Cristiano Ronaldo. O avançado voltou a marcar, e logo por duas vezes, pelo Real Madrid, na vitória forasteira alcançada em Sevilha, no terreno do Bétis. O fim-de-semana ficou também marcado pelo anúncio da suspensão de Ricardo Quaresma, após uma alegada discussão com Carlos Carvalhal,…

ronaldo ajudou mais uma vez os ‘merengues’ a manterem a vantagem de 10 pontos sobre o barcelona no topo da liga espanhola. desta feita, os golos do internacional português colocaram por duas vezes o real madrid na frente do marcador, frente a um bétis que dificultou a vida aos líderes do campeonato.

com o par de golos, o capitão da selecção nacional aumentou para 32 o número de tentos que já leva na liga espanhola, e continua assim com dois de vantagem sobre lionel messi, que também marcou um ‘doblete’ – como dizem por espanha -, que deu a vitória do barcelona diante do racing de santander.

[youtube:8rcnvmqgs2q]

mais longe, da turquia, chegam ecos de instabilidade no besiktas, clube de istambul onde está um extenso contingente português. no empate a uma bola com que terminou o duelo com o orduspor, no domingo, a equipa não contou com ricardo quaresma, substituído no onze inicial por simão.

e, ao que parece, o internacional português não voltará a jogar tão cedo. o site goal.com noticia que, ao intervalo da derrota a meio da semana contra o atlético de madrid, para a liga europa, o jogador terá protagonizado uma acesa discussão com carlos carvalhal, ao contestar a decisão do técnico de o substituir ao intervalo – quando a equipa perdia já por 3-0.

«fui eu que te trouxe para aqui, só pensas em ti (…) não me podes tirar do jogo porque tu não és nada», terá dito o internacional português que, sem tempo de jogo pelo seu clube, poderá enfraquecer as suas hipóteses de no verão se apresentar com portugal no euro 2012.

outros portugueses lá fora:

espanha

pepe (real madrid) – cumpriu todos os minutos da vitória no terreno do bétis. fábio coentrão continua lesionado, e ricardo carvalho nem se sentou sequer no banco de suplentes.

nélson (bétis de sevilha) – esteve em campo durante toda a partida.

andré castro (sporting de gijón) – titular na vitória sobre o sevilha e autor do golo que deu a vitória à sua equipa.

eliseu (málaga) – saiu de campo aos 71 minutos, quando o málaga já se encontrava a vencer (1-0) na recepção ao levante, o que permitiu à equipa ultrapassar a formação dos arredores de valência no quarto lugar da tabela.

duda (málaga) – entrou a quatro minutos do fim para ajudar a manter a posse de bola.

nunes (maiorca) – fez os 90 minutos do empate forasteiro (2-2) diante do valência. do outro lado, miguel esteve ausente dos convocados, por lesão, juntamente com ricardo costa.

rui fonte (espanhol) – jogou 19 minutos na ampla vitória caseira(5-1) sobre o rayo vallecano.

ruben micael (real saragoça) – esteve no centro do meio campo durante toda a partida, que terminou em derrota (3-0) frente à real sociedad. «este saragoça não tem defesa», descreveu assim a marca, em relação à equipa que assim continua no último lugar da liga. hélder postiga esteve ausente, por lesão.

tiago, sílvio e pizzi (atlético de madrid) – nenhum dos portugueses entrou em campo na vitória (2-0) do atlético de madrid sobre o granada.

inglaterra

raul meireles (chelsea) – titular mas substituído logo aos 38 minutos, na partida que acabaria em vitória (1-0) para o chelsea, sobre o stoke city. mata, homem que entrou para o lugar do português, daria a assistência para o golo de drogba, já na segunda parte.

paulo ferreira e hilário (chelsea) – ambos ausentes da convocatória.

nani (manchester united) – o internacional português nem no banco de suplentes se sentou durante a vitória (2-0) do manchester united sobre o west bromwich albion, que atirou a equipa para a liderança da premier league, face à derrota do seu rival, o city, antes de receber o sporting na segunda mão dos oitavos de final da liga europa.

orlando sá (fulham) – não saiu do banco de suplentes na derrota (1-0) frente ao aston villa.

itália

miguel veloso (génova) – voltou a não sair do banco de suplentes, desta feita no empate sem golos na recepção à juventus.

gonçalo brandão (parma) – não chegou a entrar durante o empate (1-1) com a atalanta.

turquia

simão (besiktas) – actuou durante toda a partida no empate (1-1) com o orduspor.

hugo almeida (besiktas) – não foi convocado por carlos carvalhal.

manuel fernandes (besiktas) – em campo na totalidade dos 90 minutos.

júlio alves (besiktas) – assistiu à partida sentado no banco de suplentes.

frança

paulo machado (toulouse) – foi titular e substituído aos 77 minutos, quando empate (1-1) com que terminaria a partida estava já feito. lucas mareque, antigo defesa argentino do fc porto, marcou um auto-golo que chegou a dar a vantagem à equipa do internacional português sobre o lorient.

alemanha

sereno (colónia) – jogou os 90 minutos da vitória caseira sobre o hertha de berlim.

diogo.pombo@sol.pt