Portugueses exportam desenhos animados de 7,5 milhões

Dois portugueses preparam-se para lançar uma série de animação infantil avaliada em 7,5 milhões de euros. Em 2010, Rui Miranda e Rodrigo Carvalho decidiram ignorar as notícias da crise e criaram a empresa Nutri Ventures, que emprega 70 pessoas.

rodrigo carvalho
formou-se em engenharia aeroespacial e rui miranda em gestão, mas hoje
apresentam-se como «contadores de histórias» e estão à frente do maior projecto
de animação feito em portugal.

quando, há dois anos, a
série começou a ganhar forma, a dupla de jovens tinha um objectivo: montar uma
empresa na área de entretenimento que contasse histórias sobre alimentação
saudável a crianças dos quatro cantos do mundo.

«criar uma marca
internacional desde raiz era o objectivo», recorda rui miranda, 39 anos.

por isso, «todo o estilo
gráfico, história e conteúdos foram desenhados de forma a que fossem
globalmente aceites e depois adaptados ligeiramente para cada mercado»,
explica.

com um orçamento total de
7,5 milhões de euros, perceberam que era preciso ter «massa critica para ter
sucesso» e por isso fizeram parcerias «com a organização mundial de saúde, com
os ministérios da educação e da saúde e com associações de nutricionistas de
vários países», conta.

o pré-lançamento da
série nutri ventures vai acontecer no sábado, no cinema são jorge, em lisboa.
mas dentro de pouco tempo estará em vários pontos do mundo. em outubro, os
heróis e vilões destas aventuras vão entrar nas casas de miúdos brasileiros,
húngaros, polacos e israelitas e estão a decorrer as negociações para que ainda
em 2012 chegue ao reino unido, itália, méxico e china.

«não era possível criar
uma marca de entretenimento nem uma produção deste tamanho só para o mercado
nacional», conta à lusa rui miranda. no entanto, este é «um projecto com 100%
de talento português», garante rodrigo carvalho, 37 anos.

trabalham hirtamente no projecto
cerca de 70 pessoas, todas portuguesas, excepto três: «há um
luso-brasileiro, que sou eu, um inglês, que é quem faz a banda sonora, e a
amanda, que faz a tradução (para inglês)», conta rodrigo carvalho.

a animação é feita na ‘bang!bang! animação studio’, um atelier na avenida 5 de outubro onde
diariamente trabalham 46 pessoas. miguel braga, director da bang!bang!, lembra
o início do projecto, quando a equipa se resumia a sete elementos: «estávamos
num estúdio muito pequenino, mas tivemos de mudar de instalações para outro
sítio quando passámos a ser 21. entretanto viemos para aqui e hoje somos 46»,
diz, apontando para as salas apinhadas de secretárias e computadores, onde
jovens artistas desenham as personagens e cenários dos 53 episódios da nutri
ventures.

o mesmo está a acontecer
com os atores que dão vozes às personagens: «até agora são entre 21 a 23, mas
vão crescer porque sempre que surgem novas personagens terei de trazer novos
actores», explica carla de sá, responsável pela direcção artística de atores.

segundo as contas de rui
miranda, «cerca de dois terços do orçamento são para a criação dos episódios».

mas é com acordos de
licenciamento e merchandising que os empresários esperam ter o retorno do
investimento: «as crianças ficam cativadas pelos heróis e pela história e
depois vão querer ter os produtos relacionados», explica rui miranda, dando
como exemplo o desejo de lançar jogos, livros e cadernetas de cromos.

enquanto o sucesso da
série não é confirmado, os sócios da nutri ventures vão vivendo aventuras
reais, como no dia em que foram recebidos na casa branca e foram confundidos
com um general e um senador. rui miranda revela que a visita foi possível
através do embaixador dos eua em portugal, allan j. katz, «que adorou o projecto» e conseguiu marcar a reunião com a equipa responsável pelo projecto da
primeira-dama michelle obama de combate à obesidade, o ‘let´s move!’.