Turismo do Algarve prepara programa alternativo ao Allgarve

O Turismo do Algarve está a preparar um novo programa de animação a nível regional que substituirá o Allgarve, existente desde 2007.

segundo o presidente daquela entidade, antónio pina, o futuro plano de animação será desenhado com as 16 autarquias algarvias – que estão a ser contactadas para participar e indicar os seus eventos – e deverá englobar entre «30 a 35 eventos ao longo do ano».

«por exemplo, estamos a falar das reconstituições históricas que acontecem em silves, castro marim ou lagos, os grandes festivais de gastronomia como o festival de marisco de olhão, o festival da sardinha ou da pêra da serra de são braz, os vários festivais de jazz em faro, loulé ou lagoa. vamos usar a prata da casa e transformar isso num programa regional», detalha antónio pina, ao sol.

estes eventos, que deverão surgir alinhados sob a denominação ‘algarve convida’, serão depois divulgados pelo turismo do algarve e pela associação de turismo do algarve, ainda que não haja verbas específicas alocadas para financiar e promover esta oferta de animação. a organização dos eventos será da responsabilidade dos municípios.

«ninguém mata o allgarve mas ele vai extinguir-se porque deixa de ter verbas financeiras», admite antónio pina.

o responsável avança ainda que do novo programa farão parte três eventos financiados pelo turismo de portugal: o rally de portugal, que se realiza na próxima semana, o portugal masters de golfe, em outubro, e a feira mundial desta modalidade, em novembro.

«o turismo de portugal, por razões financeiras, não pode apoiar um programa de animação do algarve, quer se chame allgarve ou tenha outro nome, mas a esse programa que estamos a tentar construir regionalmente com o apoio das câmaras, o turismo de portugal acrescenta três eventos», afirma antónio pina.

«além disso, o turismo de portugal põe ao serviço do programa que ainda estamos a construir com as câmaras todos os seus meios de comunicação para o divulgarmos», acrescenta.

ana.serafim@sol.pt