Concorrência investiga 70 artigos no Continente

A Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar o preço de 70 produtos vendidos nos hipermercados Continente, no seguimento de uma queixa apresentada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) em Fevereiro, por eventual venda com prejuízo.

a lista inclui, por exemplo, azeite, salsichas, atum, arroz, chocolates, cereais, vinhos e outras bebidas. mas também gel de banho, pensos higiénicos, laca, detergentes, utensílios de cozinha, tapetes, cabides, roupa e uma bola de futebol, entre outros artigos de marca de fabricante e de marca própria.

«a adc recebeu da asae dois processos relativos a produtos constantes de um folheto promocional da cadeia continente, cada um relativo a dezenas de produtos», explicou o regulador ao sol.

e detalha que «todos os produtos estão a ser analisados para apuramento de eventuais práticas de venda com prejuízo, sem que existam factores de diferenciação do respectivo tratamento».

segundo a entidade liderada por manuel sebastião, «os processos estão em fase de instrução, não existindo, devido ao elevado número de produtos a analisar, uma data específica para a sua conclusão». de acordo com a mesma fonte, foram pedidos ao continente «elementos justificativos dos preços de compra», como facturas e outros documentos considerados pertinentes para apurar o valor efectivo de aquisição por parte da rede retalhista da sonae, que, contactada, não respondeu às questões do sol.

estes casos surgem após a apreensão, em janeiro último, de mais de 424 mil litros de leite em lojas continente e pingo doce, da jerónimo martins, por alegada venda com preços abaixo de custo. a iniciativa acabaria por levar os responsáveis das duas entidades reguladoras ao parlamento, a 7 de fevereiro, para esclarecer os deputados sobre este alegado ilícito.

nessa altura, o inspector-geral da asae, antónio nunes, revelou que além de dados relativos à venda de leite, tinha sido recolhida informação sobre preços de outros produtos incluídos no folheto promocional do continente, por suspeitas da mesma prática. indicava ainda que enviaria o caso para investigação na adc. e esclarecia que as coimas a aplicar se se confirmar a venda com prejuízo estão entre 2.000 e 14 mil euros.

na mesma audição, manuel sebastião avançou que a entidade reguladora estava a analisar 36 processos relacionados com a venda de leite: 33 na sonae e três no pingo doce.

agora questionada pelo sol sobre este caso em particular, a adc indica que «as primeiras decisões serão tomadas ainda no decurso deste mês», detalhando que entretanto «foram solicitados elementos complementares», às retalhistas.

além destes casos, e tal como o sol noticiou no início de março, a sonae está ainda na mira da concorrência devido ao plano edp/continente, que transforma 10% da factura da electricidade em descontos nos hipermercados. em causa poderão estar «eventuais práticas restritivas da concorrência», de acordo com o regulador.

ana.serafim@sol.pt