o prazo para o encerramento ronda os 90 dias, adiantaram ao sol fontes da mac.
a decisão foi comunicada esta quarta-feira numa reunião entre a administração regional de saúde de lisboa e vale do tejo e os directores da maternidade. os funcionários foram surpreendidos com a decisão e com o curto prazo para concretizar o encerramento.
de acordo as mesmas fontes, foi comunicado que os funcionários serão reencaminhados para o centro de saúde materno-infantil do hospital de são francisco de xavier, a maternidade magalhães coutinho (estefânia) e o hospital de loures.
a abertura do hospital de loures e as condições do edificio da mac foram alguns dos argumentos apontados para a decisão de encerramento. foi ainda referido que alguns trabalhadores vão ter de «ficar de fora» deste processo e que estão abertas negociações para a sua saída.
no próximo dia 15, a entidade reguladora da saúde (ers) vai revelar a carta hospitalar que estipula o destino da mac e das outras instituições hospitalares do país.
o bloco de esquerda já reagiu ao encerramento da maternidade, considerando que se trata de «uma decisão determinada exclusivamente por critérios financeiros, sobrepondo a política dos cortes aos critérios clínicos e padrões de qualidade que devem orientar a política de saúde».
recorde-se que o sol avançou a noticia de que a mac iria encerrar, a 15 de outubro do ano passado, e que a informação foi desmentida pela admnistração do hospital.