aos 35 anos, francisco rosário manuel, conhecido por ‘chiquitai’ ou ‘palanca’, já participou em 53 assaltos à mão armada e contabiliza quatro fugas da cadeia – duas das evasões ocorreram em sequência de saídas precárias.
o sol procurou saber, junto da direcção-geral dos serviços prisionais, por que razão francisco manuel – tendo em conta o histórico de evasões – não se encontrava a cumprir pena numa prisão de segurança máxima. porém, não obteve resposta.
com um longo historial na área da criminalidade violenta, foi em 1996 que ‘chiquitai’ se iniciou nos roubos a agências bancárias. francisco manuel era o cabecilha de um grupo criminoso cujos participantes moravam, na sua maioria, em setúbal. até se estrear nas detenções – o que ocorreu nesse mesmo ano –, praticou 17 crimes.
a primeira evasão deste criminoso não se fez tardar. foge em 1997, quando estava detido no estabelecimento prisional de setúbal. nessa altura, criou um novo grupo que prosseguiu os assaltos a bancos. e em 1998, ‘chiquitai’ volta a ser detido por oito novos assaltos.
aproveitando uma saída precária, francisco manuel regressa à actividade criminosa e, entre 2002 e 2003, lidera 11 assaltos a dependências bancárias. é mais uma vez detido e, já a cumprir pena na cadeia de coimbra, volta a aproveitar uma saída precária, em maio de 2008, para regressar ao crime.
é recapturado em outubro desse ano, numa acção conjunta entre o serviço de estrangeiros e fronteiras (sef) e as autoridades espanholas. na altura da captura, ‘chiquitai’ viajava num autocarro expresso, em direcção a madrid – provavelmente para ir ter com um companheiro de crimes, que morava próximo da capital espanhola. ‘chiquitai’ confessou à pj ter feito, só nesses meses, 17 assaltos a bancos.
a quarta fuga da prisão ocorreu este ano, há menos de 15 dias. com dois companheiros de prisão ‘chiquitai’ conseguiu evadir-se da cadeia de coimbra. um dos fugitivos, joão andré, entregou-se às autoridades poucos dias depois da fuga. mas a monte continuam os criminosos mais perigosos: ‘chiquitai’ e augusto dos anjos (conhecido por ‘pecas’), de 37 anos, – que cumpria pena de 22 anos pelo homicídio do chefe da psp de lagos (ver caixa).
os assaltos encabeçados por francisco manuel centraram-se em agências bancárias no distrito de lisboa, em particular em sintra. mas também são conhecidos assaltos na amadora, loures e oeiras.
roubo de 80 mil euros só em quatro meses
só dos roubos cometidos entre junho e outubro de 2008, resultou um valor superior a 80.000 euros. por exemplo, numa agência bancária em massamá ‘chiquitai’ conseguiu roubar perto de 5.800 euros; noutra agência, na rinchoa, arrecadou mais de 8.000 euros; e num banco na pontinha, o assalto rendeu quase 10.000 euros.
na hora de escolher os alvos, ‘chiquitai’ tinha em conta os bancos localizados em sítios que permitissem uma fuga rápida e fácil. por mês, o grupo liderado por francisco manuel assaltava três ou quatro bancos.
no interior das agências bancárias, dirigia-se ao balcão e, munido de arma de fogo ou faca, ameaçava os funcionários, obrigando-os a entregar o dinheiro em caixa. o valor era colocado num saco plástico levado pelo assaltante. ‘chiquitai’, que normalmente ia acompanhado de dois comparsas, apresentava-se com roupa desportiva e, por vezes, encapuzado. os assaltos ocorriam de manhã ou à hora de almoço.
contactada pelo sol, a câmara municipal de coimbra manifestou olhar «com grande preocupação» para as evasões que têm ocorrido naquela cadeia. fonte oficial sublinhou mesmo que «há duas décadas que o município de coimbra tem vindo a alertar o ministério da justiça para a urgente necessidade da deslocalização» daquela prisão. «não faz qualquer sentido o estabelecimento prisional estar inserido numa zona nobre da cidadeprisional», acrescenta a mesma fonte.