qual o balanço que faz do negócio da vossa área de managed print services. como está a correr em portugal?
o mercado de managed print services (mps) ainda está em desenvolvimento e as ofertas englobam-se em diferentes níveis de maturidade. de acordo com o estudo independente da idc, os mps vão mais além do que os tradicionais contratos de leasing de copiadoras para contratos que gerem realmente o parque informático.
em termos de mps somos claramente líderes de mercado.
mesmo em portugal, o que sentimos é que o mercado começa agora a despertar para uma realidade de prestação de serviços em outsourcing e plataformas de gestão sobre a cloud.
numa leitura rápida pela imprensa especializada, encontramos vários players a procurar enquadrar as suas ofertas nesta área.
no entanto, este não é um caminho novo para a xerox. há mais de 15 anos que investimos nesta área e gerimos contratos locais e globais, mono e multibrand.
uma das últimas novidades com que a xerox avançou para o mercado foi a expansão da nossa oferta de mps, para o xerox print partner services sendo que isto só foi possível devido a uma série de aplicativos a correr em arquitectura cloud.
o interessante desta oferta é que democratizamos ao máximo estes serviços que antes só estavam ao alcance dos grandes contratos.
neste momento, estamos capacitados a prestar um serviço inovador a todas as organizações, independentemente da dimensão e do tipo de equipamentos que o cliente possui.
é um verdadeiro contrato global de serviços em outsourcing com capacidade para gerir equipamentos dispersos geograficamente, sejam xerox ou de outras marcas (multi-marca).
suportados por um conjunto de centros de operações, um deles localizado em lisboa, a xerox disponibiliza um leque muito abrangente de serviços, englobados num único contrato e uma única factura.
helpdesk de 1ª e 2ª, cumprimento de sla’s, assistência e monitorização remota, quer para gestão de consumíveis, quer para gestão de incidentes técnicos (em break-fix), suporte à gestão e transição, relatórios, entre outros, são alguns dos serviços incluídos sob um contrato de mps da xerox.
a estratégia de mps da xerox inclui, como referi, a comercialização (e implementação) de um serviço próprio através da sua força de vendas directa mas também indirecta, através de parceiros mono e multibrand e/ou alianças, concessionários e revendedores de ti.
a xerox concessionou um programa de acreditação e certificação “xerox partner print services” para assegurar que todos os parceiros estão correctamente treinados e, consequentemente capazes de disponibilizar aos seu clientes a oferta managed print services com a excelência no serviço como a xerox coloca em todos os seus projectos.
a oferta de managed print services da xerox disponibiliza às empresas uma redução de custos que poderá ir até 30 por cento, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade e reforça a segurança de documentos e equipamentos.
quais são as grandes apostas para 2012 da xerox nesta área?
uma das grandes novidades deste ano será a integração na nossa oferta do programa “xerox go green”, cujo principal objectivo é suportar as organizações no atingimento dos seus objectivos de sustentabilidade corporativa.
utilizando ferramentas inovadoras que visam ajudar as organizações na implementação de políticas de impressão mais sustentáveis, que reduzam os consumos de energia, despesas com consumíveis e papel e ainda de todo o desperdício associado às impressões realizadas e não reclamadas nos equipamentos, consegue-se uma gestão inteligente dos activos de ti, libertando recursos humanos e financeiros para outras actividades vitais ao sucesso organizacional.
a xerox desenvolve desde os anos 1960 soluções, que a par do pressuposto da redução de custos operacionais, ajudam também os clientes a reduzirem os impactos no ambiente. soluções baseadas em equipamentos desenvolvidos a pensar na economia de energia e na sua posterior reutilização ou reciclagem, toners que produzem menos resíduos, papel reciclado certificado, processos de produção certificados internacionalmente, são algumas das ações que a xerox coloca em prática para desenhar uma infra-estrutura de impressão nos clientes com o mínimo impacto em termos de pegada de carbono.
a par disto, a disponibilização de ferramentas como o green meter ajudam os clientes a envolver toda a organização no cumprimentos dos objectivos de sustentabilidade estabelecidos.
a aplicação green meter é uma patente registada pela xerox portugal e é única no mercado.
estamos focados em ajudar os clientes a reduzir custos, libertando recursos para possam reinvestir e concentrar-se no sucesso do seu negócio.
sob este programa está um vasto portfólio de oferta em managed print services, que pretende reforçar em portugal durante este ano: enterprise print services (eps); xerox print services (xps); e xerox partner print services (xpps).
numa altura em que as questões financeiras, nomeadamente a redução de custos, estão em cima da mesa, de que forma a opção pelos printed services pode ser importante neste contexto?
todas as empresas estão empenhadas em reduzir todos os seus custos, mas se o fazem de uma forma efectiva já é outra questão totalmente diferente.
na verdade, a introdução de procedimentos que conduzam à redução de custos, implica quase sempre investimento de tempo e de dinheiro na sua análise. da nossa experiência sabemos que muitas das vezes somos confrontados com consultas que apenas pretendem aferir preços da tecnologia, bem como preços unitários de impressão e consumíveis e pouco mais.
ora para ser efectivo é preciso ir muito mais longe e identificar o custo total da aquisição, gestão e exploração da infra-estutura como um todo: custos associados aos processos das compras, gestão dos activos, custo energético, política de impressão vigente, entre outros.
nesta área de mps fundamentalmente são três os factores que levam as empresas a optarem por estes serviços: flexibilidade e redução de custos, partilha de riscos e actualização tecnológica sustentável.
a motivação principal é sempre a redução e optimização de custos, contudo devemos advertir que esta situação só pode ocorrer com efectividade se as organizações, cliente e fornecedor escolhido, trabalharem em conjunto ao longo de todo o período de duração contratual. o outsourcing de impressão é muito mais do que isso.
as organizações empresariais devem procurar que a sua estrutura de custos seja cada vez mais variável, só essa flexibilidade as pode manter competitivas e saudáveis em ambientes de forte recessão. o outsourcing é, à partida, um instrumento que serve na perfeição esta necessidade e/ou tendência.
como está o negócio nesta área em portugal? quais os sectores que continuam a fazer aposta e quais são os mais problemáticos?
portugal adere ainda menos do que o resto da europa, algo que é comum ao outsourcing em geral. isto está directamente relacionado com a maturidade da indústria de serviços em geral que é menor no sul da europa. por outro lado, isso também é algo que favorece empresas como a xerox que investimos em i&d, pois estamos sempre a desenvolver novas tecnologias, soluções e serviços para ajudar os clientes a reduzirem custos e a trabalhar de modo mais eficiente.
a xerox a nível global gere mais de 3 milhões de activos, sendo que 33 por cento são de outros fornecedores. em portugal gerimos mais de 9.000 em contratos de outsourcing de impressão, sendo que 10 por cento incluem equipamentos de outros fornecedores.
neste âmbito o mercado de outsourcing de impressão em portugal cresceu aproximadamente 10 por cento no último ano, porque as empresas estão muito atentas a todas as acções que possam contribuir para reduzir custos, aumentar a sua produtividade e sustentabilidade ambiental.
existe também uma área que está a crescer na adopção por parte das empresas de forma exponencial, prevendo a xerox em portugal atingir no final de 2011 um crescimento de 300 por cento. a área de document supply chain management, que não é mais do que a gestão de fornecimento e de toda a cadeia de serviços relacionados com impressão, desde a criação do documento à sua armazenagem e distribuição, permite aos clientes passarem para outsourcing a gestão de tudo o que está relacionado com impressão, e aqui estamos a falar de gerir a criação e produção desde o cartão-de-visita à embalagem mais complexa do produto.
passados alguns meses do início da actividade do global delivery centre (gdc) de lisboa, qual é o balanço que faz da actividade? e qual a importância deste centro para a xerox?
o balanço que fazemos é muito positivo. o gdc lisbon gere já cerca de 1.500 contratos e cerca de 100.000 equipamentos. numa primeira fase este centro criou meia centena de postos de trabalho qualificado, duplicando ainda durante o ano de 2011. neste momento, temos programado chegar a cerca de 200 novos postos de trabalho até ao final de 2012.
o gdc lisbon é um centro de operações que presta um conjunto de serviços na cloud e que tem influência no trabalho diário de milhares de pessoas a nível global, pelo que o nível de qualificação e formação dos colaboradores é elevado. o centro utiliza metodologias lean six sigma avaliando de forma contínua pessoas, processos e procedimentos, para permitir o cumprimento dos exigentes níveis de serviços. este centro faz parte de um conjunto de centros de delivery localizados pelo mundo nomeadamente na irlanda, em dublin, américa do norte e na região da ásia-pacífico, fruto da joint-venture com a fuji-xerox.
entre outras actividades este centro opera como um service desk que pode, mediante os requisitos dos clientes, funcionar como 1º ou 2º nível de suporte para a gestão pró-activa e reactiva de todas as questões operacionais de um parque de impressão, qualquer que seja a sua dimensão, características ou mesmo marcas dos equipamentos a gerir. desde as actividades mais simples às mais complexas, são realizadas monitorização e encomendas de consumíveis, acções reactivas de suporte à manutenção dos equipamentos, suporte aos utilizadores, despiste técnico, resolução de anomalias, entre outras.
por outro lado, com esta tipologia de contrato de managed print services, o cliente sabe que passará a ter um único ponto de contacto para gestão de todas as questões relacionadas com a sua infra-estrutura de impressão.
com o gdc lisbon, a xerox responde pro-activamente enquanto empresa inovadora, contribuindo para o desenvolvimento e qualificação dos recursos humanos e ajuda as empresas nacionais a reduzirem custos e trabalharem de modo mais eficiente.