a herdade do esporão, situada em reguengos de monsaraz, tem uma história rica e as suas raízes remontam aos tempos pré-históricos das culturas megalíticas e da idade do bronze. já durante a ocupação romana, os vinhos do então povoamento do esporão eram exportados para todo o império. os limites da herdade foram estabelecidos em 1267 e mantidos praticamente inalterados.
hoje, os maiores indícios históricos (estes do século xv) ainda estão lá, bem presentes, mesmo no coração da herdade. com efeito, é aí que se ergue a famosa torre do esporão, edificada entre os anos de 1457 e 1490, pelo morgado d. álvaro mendes de vasconcelos, personagem ligada à poderosa casa de bragança e que exerceu o cargo de regedor da cidade de évora. a construção desta torre deveu-se, tão só, a um costume natural para a época e que tinha que ver com a necessidade de afirmação da nova linhagem. o símbolo de afirmação de alguém na sociedade passava, então, por erguer uma torre (foi o caso) ou uma casa forte.
a herdade do esporão encontra-se numa zona de grande intensidade solar, mas temperada pela brisa húmida do atlântico, e a constituição dos seus solos é vulcânica e xistosa.
nas vinhas, onde estão plantadas mais de 40 castas, há equilíbrio entre as tradicionais alentejanas, como aragonez, trincadeira, castelão, antão vaz e roupeiro, e outras nacionais e internacionais que se adaptaram bem à região – alicante bouschet, touriga nacional, cabernet sauvignon, syrah, verdelho e semillion.
hoje, apresentamos o herdade do esporão verdelho 2011, da responsabilidade dos enólogos david baverstock (eleito enólogo português do ano em 1999) e sandra alves, que está à frente do processo de vinificação, loteamento e controlo de qualidade dos vinhos brancos.
o herdade do esporão verdelho 2011 tem cor citrina esverdeada e ao olfacto apresenta um aroma vibrante, com notas a recordar as limas e o maracujá. na boca é fresco e tem final longo e persistente. com um teor alcoólico de 13,5%, este vinho pode beber-se como aperitivo e pode acompanhar pratos de peixe e carnes brancas grelhadas.
jmoroso@netcabo.pt