Custódio e Miguel Lopes vão ao Euro

Dupla de estreias na lista para o Europeu. Paulo Bento divulgou hoje os 23 convocados que formarão o plantel que a selecção nacional levará para a Polónia e Ucrânia, e as maiores surpresas são as chamadas de Custódio e Miguel Lopes, ambos do Sporting de Braga. Destaque igualmente para a chamada de Nélson Oliveira, do…

os dois jogadores estreiam-se em convocatórias para a selecção nacional, e logo para disputar um campeonato europeu. 

miguel lopes ganhou a corrida a nélson na luta pela segunda vaga disponível para a lateral direita da defesa, onde acompanhará joão pereira, do sporting. 

quanto a custódio, o seleccionador nacional escolheu uma solução de cariz mais defensivo, face às outras opções que estaria a considerar, como hugo viana, igualmente do sporting de braga, ou manuel fernandes, do besiktas.

existe ainda um conjunto de oito jogadores que ficam de prevenção para o caso de algum jogador contrair uma lesão durante os trabalhos da selecção nacional. paulo bento não revelou aqui qualquer nome, mas garantiu que vai falar com cada um dos jogadores.

a lista dos 23 escolhidos:

guarda-redes: rui patrício (sporting), eduardo (benfica) e beto (cluj);

defesas: pepe (real madrid), bruno alves (zenit), rolando (fc porto), ricardo costa (valência), fábio coentrão (real madrid), joão pereira (sporting) e miguel lopes (sp. braga);

médios: joão mourinho (fc porto), carlos martins (granada), raul meireles (chelsea), miguel veloso (génova), ruben micael (saragoça) e custódio (sp. braga);

avançados: cristiano ronaldo (real madrid), nani (manchester united), ricardo quaresma (besiktas), silvestre varela (fc porto), hélder postiga (saragoça), hugo almeida (besiktas) e nélson oliveira (benfica).

a selecção nacional disputará o grupo b no euro 2012, sobre o qual recai o título de ‘grupo da morte’, normalmente atribuído ao agregado que junta as equipas de maior poderio.

portugal enfrentará a holanda, finalista vencida do último mundial na áfrica do sul, a alemanha, que disputou a final com a espanha no euro 2008, e a dinamarca, que nas últimas rondas de apuramento – para o campeonato do mundo de 2010 e para este europeu -, dificultou sempre a vida à selecção nacional.

diogo.pombo@sol.pt