Uma prova em casa

Organize um jantar de amigos e faça uma prova de harmonização com a comida. Verá como vai ser divertido e, ao mesmo tempo, um momento de aprendizagem.

provar um vinho, distinguir o que nos é mais agradável na boca, ir conhecendo (e memorizando), a pouco e pouco, os aromas e sabores das castas mais tradicionais, enfim, não beber só por beber, é uma prática que está a ter cada vez mais adeptos.

hoje, vamos deixar aqui não um vinho mas um desafio. por que não organizarmos nós mesmos uma prova de harmonização em casa? é fácil, divertido e não é necessário reunir especialistas.

para tal, basta convidar uns amigos para um almoço ou jantar e desafiá-los para uma prova cega. compre, por exemplo, três vinhos (ou mais) e aconselhe-se junto de uma garrafeira sobre qual o que irá melhor com o prato que vai oferecer. depois, peça para lhe sugerirem um vinho que – embora não tão indicado – ainda possa acompanhar a refeição. finalmente, compre um terceiro, mais desajustado, que não tenha muito a ver com o que vai servir.

tratando-se de uma prova cega terá de ter copos especiais pretos opacos que podem ser encontrados na schmidt-stosberg, em vila verde (info@s-stos.com ou pelo tel. 219 614 420).

pode escolher vinhos de regiões diferentes e verá até como será difícil distinguir, por exemplo, um branco, um tinto e um rosé. claro que, para manter o segredo, devem ser servidos longe dos olhares dos convidados e os vinhos serão numerados nos copos.

deixe cada convidado escrever os comentários e a pontuação numa escala de 0 a 20 valores, reúna os resultados e, finalmente, revele-os ao mesmo tempo que mostra os vinhos que vieram para a mesa.

será uma refeição diferente e uma forma de aprender mais sobre vinhos.

jmoroso@netcabo.pt