a terceira grande competição de hugo viana é também a segunda em que o médio do sp. braga chega como convocado de última hora.
se em 2002 foi chamado depois de daniel kennedy ter acusado doping dias antes do mundial, agora surge como alternativa a carlos martins, que abandonou o estágio de óbidos na quarta-feira após lhe ter sido diagnosticada uma lesão muscular.
a escolha de viana – que regressa à equipa nacional cinco anos depois da última internacionalização– foi a principal novidade de uma primeira semana de preparação para o euro-2012, iniciada com uma enchente que levou a federação a abrir as portas do treino mesmo para quem não tinha adquirido bilhete.
uma euforia que ronaldo tratou de travar, afastando portugal dos favoritos. «o que temos a nosso favor é que não haverá pressão sobre nós», afirmou o madeirense, que atribui a obrigação de vencer a «selecções como espanha, alemanha e holanda». mas a estrela do real madrid diz querer fazer «um grande europeu» para ser «ainda mais candidato à bola de ouro».
a equipa de paulo bento realiza hoje o seu primeiro jogo de preparação, defrontando a macedónia de john toshack, no estádio municipal de leiria (17h, rtp).