A Dinamarca deu início às operações no grupo B do Euro 2012, e começou por baralhar as contas que muitos tinham feito ainda antes da bola começar a rolar no relvado: venceu a Holanda, crónica favorita da prova, por um golo sem resposta.
Os nórdicos, que tantas dificuldades impuseram a Portugal durante a qualificação – obrigaram a selecção a disputar o playoff de apuramento -, surpreenderam diante dos holandeses, e alcançaram uma vitória que vale, para já, a co-liderança do grupo, a par da Alemanha.
A Holanda, com o seu duplo-pivot a meio campo, apresentou o mesmo problema que aparentara já nos amigáveis de preparação para o Europeu. A sair a jogar desde trás, a dupla de Van Bommel e De Jong surge demasiado estática e sempre lado-a-lado, obrigando a equipa a optar por passes longos ou a fazer recuar Wesley Sneijder, o ‘cérebro’ da equipa.
Mesmo assim, os holandeses foram criando algumas ocasiões de golo durante o encontro. Mas seriam os dinamarqueses a marcar o único golo da partida, aos 24 minutos, por Michael Krohn-Dehli, extremo direito que também apontara um golo frente a Portugal, no último jogo da fase de apuramento.
Até ao final, os dinamarqueses tentaram sempre ‘esfriar’ o ritmo de jogo, e durante vários períodos do jogo foram controlando a posse de bola, irritando os holandeses. Sem bola, juntavam linhas e jogadores, fechando os espaços para a sua baliza. Aqui, o capitão e defesa Daniel Agger, e o médio defensido Kvist foram fundamentais.
A Dinamarca será o próximo adversário de Portugal no Europeu. Ambas as equipas defrontam-se a 13 de Junho, às 17 horas, na Arena de Lviv.
Uma vitória é obrigatória para a selecção nacional chegar ao último jogo da fase de grupos ainda com hipótese de avançar para os quartos de final.