Avançados croatas dão vitória sobre Irlanda (3-1)

Dupla de atacantes marcou os três golos da vitória

os croatas cedo inauguraram o marcador. os irlandeses também não tardariam a responder, mas foi a selecção balcânica a sair para o intervalo em vantagem, que alargariam logo nos minutos iniciais da segunda parte, com o segundo golo na partida de mario mandzukic.

logo aos três minutos, e no primeiro ataque da croácia, mario mandzukic fez o primeiro golo da partida.

vinda de um cruzamento de dario srna, o avançado cabeceou a bola que acabou no canto inferior direito da baliza irlandesa, aproveitando a velocidade que adquiriu ao embater num relvado molhado pela chuva que teimou em não parar durante a primeira parte.

a irlanda, treinada por giovanni trapattoni, o técnico mais velho em prova, começou a reagir à desvantagem madrugadora, e começou a colher os frutos do seu esforço aos 16 minutos. igualmente de cabeça, st. ledger desviou um cruzamento de mc geady.

o estilo lutador dos irlandes prevaleceu nos minutos seguintes mas, já perto do intervalo, os croatas voltaram a controlar a posse de bola e a passá-la rapidamente entre si. o seu ascendente viria a dar-lhes novo golo, aos 43 minutos, marcado pelo outro avançado da equipa, nikita jelavic.

a croácia iniciaria a segunda parte com um arranque semelhante ao da primeira: logo com um golo, desta feita aos três minutos, vindo da cabeça do mesmo autor, mandzukic.

a irlanda pautaria a sua reacção à desvantagem principalmente através das bolas paradas. a equipa aproveitava esses lances para colocar na área os seus jogadores mais altos, na tentativa de se superiorizarem, pelos ares, aos crotas.

os irlandeses ainda se queixaram de uma alegada grande penalidade sobre robbie keane, aos 62 minutos.

a croácia aguentaria a vantagem até ao final. o resultado dá-lhe a liderança do grupo c e um co-lider na lista dos melhores marcadores. com o seu par de golos marcado, mario mandzukic igualou o russo alan dzagoev.

onzes iniciais

croácia: stipe pletikosa, dario srna, vedran corluka, schildenfeld e ivan strinic; ivan perisic, ognjen vukojevic; nikita jelavic e mario mandzukic.

irlanda: shay given, richard dunne, sean st. ledger, john o’shea e stephen ward; aiden mcgeady, glen whelan, keith andrews e damien duff; robbie kean e kevin doyle.

(artigo actualizado às 21h47.)

sol