Pedro Proença ainda à espera, receios em torno do Polónia-Rússia

Craig Thomson foi o nomeado para arbitrar o Portugal-Dinamarca desta quarta-feira, em Lviv, na Ucrânia. O português Pedro Proença é o único dos juízes escolhidos pela UEFA para o Euro 2012 que ainda não entrou em campo, depois de definidos os árbitros dos 12 primeiros jogos da prova

o alemão wolfgang stark ajuizará o polónia-rússia de amanhã, e espera-se que tenha uma tarefa mais facilitada dentro das quatro linhas do que os agentes de segurança que, em varsóvia, tiverem de moderar os ânimos entre os co-anfitriões polacos e os problemáticos russos.

recorde-se que stark – de 42 anos, internacional desde 1999 – apitou o polémico jogo das meias-finais da liga dos campeões da época 2010/2011 em que o barcelona eliminou o real madrid.

a marcha dos russos desde o centro da capital polaca até ao estádio está a preocupar as autoridades, não só atendendo ao seu perfil mas dadas as históricas tensões entre os dois países. tensões que se adensaram com a morte do presidente lech kaczynski (e de mais 95 pessoas) no despiste de um avião na rússia.

depois de vários adeptos terem sido filmados a agredirem stewards em vroclav após a vitória de sexta-feira contra a república checa, a federação russa apelou ao bom comportamento na competição. a uefa já acusou a federação russa por esses incidentes e estuda alegados insultos racistas a theodor gebre selassie, o único não caucasiano dos checos.

sol