E3: O SOL na maior feira de jogos – jogos, geeks…acção

Um avião e duas hospedeiras à entrada do Convention Center, em Los Angeles, podiam induzir em erro, mas não: estamos perante a maior feira de jogos do mundo. Todos os anos, a E3 mostra as novidades no universo dos jogos.

pele cinzenta pela parca luz solar, peso a mais pela junk food consumida e, claro, óculos pelas milhentas horas de consola em punho diante de um monitor. o cliché do gamer confirma-se todos os anos na maior concentração destes espécimes em los angeles, na e3, a maior feira do mundo dedicada a videojogos. e é nesta ocasião que os gigantes da indústria das consolas apresentam as suas novidades.

os gamers que amam o seu estilo de vida hermético têm aqui uma boa lufada de ar fresco. estilo colónia de férias, experimentam, convivem, entusiasmam-se com o que há de novo. e, claro, numa concentração tão elevada de testosterona geek, as marcas não poupam na hora de investir em promotoras que encarnam as heroínas virtuais dos seus jogos, de curvas perfeitas e peças de roupa diminutas.

nintendo, sony e microsoft não trouxeram nenhuma ‘bomba atómica’ a esta edição de 2012, mas também não deixaram os gamers à beira da depressão. a boa nova é que, apesar de o preço ter ficado por revelar, a nova consola da nintendo, a wii u, vai chegar a tempo das compras de natal.

pilotos, senhores da guerra e feiticeiros

como já é habitual, o cenário da e3 divide-se numa certa esquizofrenia entre a loucura dos jogos. se por um lado se vêem senhores da arte bélica e outros que guiam portentosos aviões, por outro observam-se jogos mais naïfs, como o clássico ‘super mario’, o ‘senhor nintendo’, os jogos de dança, exercício físico ou os de super-heróis. a sony convenceu ao transformar os jogadores em autênticos feiticeiros da saga harry potter com o novo ‘wonderbook’. neste reino dos jogos mais infantis ou familiares, a nintendo continua o seu registo bem-sucedido com novas versões: ‘super mario brothers u’, ‘pikmin 3’, ‘just dance’ e ‘wii fit’.

[sapovideo:whqzs6sjwu96p6a3hco9]

já a xbox 360 continua a apostar no entretenimento para gente grande e, nessa linha, traz os jogos mais hardcore ao mercado com destaque para as versões ‘halo 4’, ‘splinter cell: blacklist e call of duty: black ops 2’. já a nintendo mantém o seu conceito de ‘jogo em sala’, mas vira-se cada vez mais para outros públicos mais maduros ou, convenhamos, mais geeks. assim nascem os títulos ‘zombiu’, ‘assassin’s creed iii’, ‘batman: arkham city armored edition’ ou ‘mass effect 3’.

aliás, a nintendo foi a marca que trouxe as novidades que mais deram que falar. se o que está a dar no mundo da tecnologia são tablets, smartphones e redes sociais, a gigante nipónica fez questão de não ignorar a tendência. e juntou estas apostas à nova consola. um comando que faz de tablet, o wii u game pad, e uma rede social própria, o miiverse, fazem parte da caminhada do futuro da marca.

no que diz respeito a consolas, ao contrário da japonesa, a sony e a microsoft não apresentaram qualquer sucessora às consolas ps3 e xbox 360, respectivamente, para desilusão de grande parte dos entusiastas dos jogos que se deslocaram à e3. ainda assim, inovações como o smart glass por parte da microsoft mostram que também o mundo das consolas se está a adaptar à realidade dos dispositivos móveis, oferecendo agora a possibilidade de uma melhor integração entre os diferentes dispositivos.

nintendo wii u – a aposta que se segue

mais poderosa e com gráficos hd, suportada ainda por um comando revolucionário com ecrã táctil que acompanha a consola, o wii u game pad, o novo dispositivo da nintendo promete ser um sucesso. e, para já, leva vantagem sobre a concorrência oferecendo uma experiência de interactividade sem precedentes, algo que desde cedo a marca tem apostado em força. um novo conceito denominado assymetric gameplay é outra das apostas da nintendo, contando com títulos como o ‘luigi´s mansion’, onde o mapa do jogo no game pad é diferente consoante o papel de cada jogador.

tiago.lopes@sol.pt

*o jornalista viajou a convite da nintendo