quais são as expectativas em relação à wii u depois de um ano em que a nintendo apresentou resultados negativos?
estamos a viver um período económico complicado a nível geral e a indústria de videojogos não está imune a estas dificuldades. ainda assim, estamos bastante satisfeitos com o resultado da nossa mais recente consola portátil, a nintendo 3ds, que está a ter resultados bastante positivos. estamos muito optimistas quanto às vendas desta consola portátil e estamos a investir muito em títulos novos que estamos a apresentar aqui na e3. a wii está a chegar a um fim de ciclo e é normal que as vendas de consolas diminuam. portanto se combinarmos estes elementos, esta situação é normal. por outro lado, o que estamos a tentar fazer com a wii u é oferecer uma nova experiência de jogo, uma experiência que ofereça maior interacção entre os vários jogadores e que isso seja uma elemento de diferenciação.
o facto de muitas pessoas hoje em dia terem a capacidade de jogar nos seus smartphones ou tablets a um nível já bastante avançado não pode ser um factor prejudicial para as vendas da 3ds?
há espaço para jogar nos vários dispositivos, ainda assim penso que a 3ds tem características que a tornam única. quando jogamos num smartphone não jogamos com tanta frequência porque a experiência de jogo não é a mesma. temos jogos que realmente despertam o interesse das pessoas e um telefone não tem as mesmas capacidades que tem um dispositivo cujo o objectivo é unicamente proporcionar uma experiência de jogo única. trouxemos para a 3ds muitas características como o touchscreen ou o design, e essas características fazem com que a consola chegue a número de pessoas muito maior. acredito que quem começa por jogar em smartphones ou tablets e goste de jogar regularmente que eventualmente tenha a necessidade de passar a jogar numa consola como a 3ds. na nintendo até acabamos por ter uma leitura sobre esta situação de que as pessoas que começam por jogar em smartphones a determinada altura vão ter a necessidade de algo mais.
não acha que a interação das várias consolas da nintendo seja uma vantagem para os seus jogadores?
penso que esse não deve ser o ponto de partida. para nós o que faz sentido é o que se torna mais funcional, o que pode trazer uma experiência de jogo mais eficaz e diferenciada. para nós este tópico não é muito relevante. no passado fizemos experiências similares como o gameboy funcionar como um comando da gamecube. o próprio gamepad acaba por ter um efeito semelhante de interação como um suporte de segundo visor da wii u.
na conferência da nintendo na e3 foi possível ver uma série de jogos que fogem ao estilo de jogos mais tradicionais da marca. com a apresentação de títulos como o zombiu estará a nintendo a tentar chegar a um segmento de jogadores diferente?
por acaso não. o nosso objectivo foi sempre agradar a todo o tipo de jogadores, desde os mais experientes até ao jogadores menos experientes. ao longo dos anos temos vindo a lançar todo o tipo de jogos para o mercado, ainda que os mais relevantes e que têm mais visibilidade acabem por ser jogos do tipo mais familiares, que é uma marca da nintendo. mas o objectivo passa por entreter os jogadores casuais e os hardcore gamers.
quanto vai custar a nova consola da nintendo, a wii u e qual vai ser a sua data de lançamento?
por enquanto ainda não vamos falar sobre essas questões.
o que faz da miiverse ser diferente das outras redes sociais já existentes?
apesar de se poder ter a sensação que é apenas mais uma rede social, com a miiverse nós temos a certeza que estamos a partilhar as coisas com as pessoas que confiamos. o objectivo e a mais valia passa por poder partilhar as nossas experiências de jogo entre os jogadores da comunidade. é possível ter uma melhor percepção do que se está a passar na wii u. quem está a jogar o quê, o que se comenta e a partir daí resulta um maior interesse. por outro lado é também uma forma muito interessante de procurar ajuda quando estamos ‘presos’ num nível de determinado jogo. o principal foco é a partilha da experiência de jogo o que faz desta rede social algo completamente diferente.
a pirataria é um problema com o qual a nintendo está preocupada?
esta é uma questão que preocupa toda a indústria de videojogos. infelizmente é uma situação que nos coloca em alerta e estamos constantemente a tomar todas as medidas para que se evite essa situação.