num jogo histórico, os espanhóis ganharam por 2-0, com dois golos marcados por xabier alonso. o espanhol marcou logo no início da partida e encerrou o marcador ao marcar um penalti aos 90 minutos.
os espanhóis revelaram um total domínio da partida com uma selecção francesa inerte que parece só ter acordado já a meio da segunda parte, embora sem conseguir dar a volta ao marcador.
a primeira parte do jogo terminou com vantagem para a selecção espanhola, que dominou desde cedo a primeira parte numa partida sob o olhar atento de mais de 49 mil adeptos no estádio de donetsk.
o jogo arrancou com equipas surpreendentes. espanha jogou com os mesmos jogadores com que empatou frente à itália. já frança arriscou e apostou num onze mais defensivo, deixando de fora nasri, evra, méxes e diarra.
o resultado é que, apesar de o jogo ter começado com as duas equipas a demonstrarem vontade de vencer, rapidamente a espanha assumiu o controlo e acabou por concretizar aos 18 minutos com um golo de xabi alonso. o golo surgiu numa jogada começada por iniesta, que passou para jordi alba, que por sua vez cruzou para o segundo poste, surgindo sozinho um xabi alonso decidido que cabeceou com força para dentro da baliza.
com uma frança inerte e impotente face ao domínio espanhol, só aos 25 minutos surgiu o primeiro remate francês com benzema a marcar um livre.
já mais recuperados, os franceses começaram a ter mais posse de bola, mas a grande oportunidade, que surgiu aos 33 minutos quando cabaye marcou um livre, foi interrompida pela brilhante defesa de casillas.
tranquila no que diz respeito a faltas, a primeira parte ainda assim registou um cartão amarelo mostrado a sergio ramos após uma falta sobre benzema e outro a cabaye.
logo no início da segunda parte, xabier alonso voltou a tentar a sorte mas o remate muito longe acabou por sair por cima da barra. ao minuto 60 os franceses ainda estiveram perto do golo com um cruzamento de ribery e debuchy a cabecear por cima da barra, mas sem êxito.
a frança tentou chegar ao empate mas não muitas vezes chegou perto da baliza de casillas. já aos 89 minutos é assinalada uma grande penalidade depois de uma falta de reveillère sobre pedro rodriguez. xabier alonso converteu então o penalti no segundo golo que marcou a vitória espanhola.
sol