Espanha entra para a história ao vencer o Euro 2012

Depois de ultrapassar Portugal nas meias-finais com muitas dificuldades, o ‘tiki-taka’ espanhol voltou em grande na final do Euro 2012 frente à selecção italiana resultando numa vitória por 4-0, entrando assim para a história do futebol sendo a única selecção ao vencer três provas importantes consecutivas.

a espanha partiu para a final do euro 2012, em kiev, com o objectivo de se tornar na primeira selecção a vencer três grandes competições consecutivas. e assim aconteceu. depois de vencer o euro 2008 e o mundial de 2010, a equipa orientada por vicente del bosque voltou a conquistar uma grande prova internacional.

cedo se percebeu que esta era uma noite sim para a espanha e uma noite não para a itália, com os italianos a permitirem o tão perigoso ‘tiki-taka’ que a formação espanhola gosta e que se torna praticamente invencível.

após algumas ameaças, a espanha chegou ao primeiro golo por intermédio de david silva. decorria o minuto 14 da partida quanto fabregas chegou à linha de fundo na direita do ataque e cruzou para o cabeceamento fácil de david silva.

a itália, que à partida para o euro 2012 prometia muito pouco, ainda tentou algumas jogadas no ataque mas a falta de solidez no meio campo permitia aos espanhóis chegar com facilidade à baliza de buffon, que ainda passou por outros sustos no decorrer do primeiro tempo.

a selecção actual campeã da europa e do mundo viria a conseguir apontar o segundo ainda durante o primeiro tempo por intermédio do lateral esquerdo espanhol. aos 41 minutos de jogo, jordi alba apontou o seu primeiro golo ao serviço da selecção no seguimento de uma rápida jogada de contra-ataque e após um passe notável de xavi que deixou o defesa espanhol isolado frente a buffon.

no início da segunda metade a itália ainda mostrou vontade de mudar o rumo dos acontecimentos, mas a lesão de thiago motta quando ainda faltavam 30 minutos de jogo e quando a selecção comandada por cesare prandelli já não dispunha de mais substituições, fizeram com que não houvesse volta a dar a mais um campeonato da europa para a espanha.

os últimos dez minutos do encontro acabaram por tornar o resultado numa goleada com torres e mata a aumentarem o resultado para 4-0.

o árbitro português pedro proença esteve em bom plano, não se tendo registado qualquer decisão polémica durante os 90 minutos do encontro.

tiago.lopes