imagine a leitora que nunca me deparei com tal aparato. mas indaguei aqui junto dos meus filhos, para saber se isso é fenómeno de moda. disseram-me que só vagamente, e em gco.
passo a explicar a sigla gco. é usada por algumas pessoas, numa base assumidamente snob, para especificar a expressão «gente como os outros». e em contraste com outra sigla, também assumidamente snob, gcn, que significa «gente como nós» – e que pode considerar-se vagamente inspirada no filme com o mesmo título de bill forsyth (1994) ou numa série da bbc, mais do que num actual programa da rtp também assim intitulado.
snobeiras à parte, há modas e modas, todas igualmente legítimas, embora cada pé com seu sapato, ou cada macaco no seu galho. resumindo: fico feliz por nunca ter visto esse género de calças, pelo que tenho a certeza de que não é usada por amigos ou familiares meus, nem sequer pelos frequentadores dos meus sítios habituais.
mas acabo de inteirar-me de que há uns 4 anos apareceram uns jeans super justos, chamados skinny, que chegaram a ser populares em certos meios alternativos (punk, góticos, etc.). e que a dior lançou uma colecção com esse modelo em 2010. parece que se enraizavam nas angularidades da new wave dos anos 80. dou-me agora conta de que foi moda passada, e que nem cheguei a dar por ela. talvez me cruze por aí alguma vez com um exemplar tardio. e que hei-de dizer? ainda bem que não dei por nada.