Apple «imune» às sanções comerciais ao Irão

Apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irão, os produtos da Apple continuam a abundar nas lojas e superfícies comerciais iranianas, havendo mesmo lojas inteiramente dedicadas aos produtos da «maçã».

a new delhi television (ndtv), citando fontes da reuters, dá conta de mais de 100 lojas no centro de teerão onde a venda de produtos como o ipad, iphones e ipods floresce entre os consumidores da capital do irão. 

um proprietário de uma loja dedicada aos produtos apple da capital iraniana, a funcionar desde 1995 e com uma equipa de vinte funcionários especializados neste tipo de produtos, refere que «o negócio tem crescido ao longo dos últimos três anos».  

as sanções impostas pelos eua e aliados ao irão visam pressionar o programa núclear de tearão, com as medidas a incidirem sobretudo na banca e na indústria petrolífera iraniana. mas as pressões dos países ocidentais parecem não estar a causar grande «estrago» no mercado dos produtos de tecnologia.

apesar do embargo, os comerciantes iranianos contínuam a fazer circular os produtos informáticos e de electrónica através do mercado paralelo.  

em delarações à reuters, fontes da apple garantiram que a sua política de controlo de exportações continua a restringir a venda de quaisquer produtos ao mercado do irão. mas o facto é que bem no centro de tearão, num dos maiores centros comerciais de produtos de tecnologia (capital computer complex), os equipamentos da apple continuam a estar à disposição dos iranianos entusiastas da tecnologia com poder de compra.