mas esta é uma iniciativa recíproca. ao mesmo tempo que o brasil mostra entre nós o que de melhor há no país, exactamente nas mesmas datas portugal vai ao brasil exibir a sua contemporaneidade, no âmbito do ano de portugal no brasil. para tal, vão atravessar o atlântico diversos artistas portugueses. a programação ainda não está fechada mas vasco araújo, rui chafes, mariza, joana vasconcelos e fernando_brízio são alguns dos nomes que já têm bilhete de ida (haverá, também uma grande exposição do trabalho de maria helena vieira da silva).
se o brasil concentrou os seus esforços numa intensa programação cultural, acreditando que é através das artes que os povos melhor se conhecem e aproximam, portugal optou por se focar mais na área económica. a ideia, explicou o comissário-geral da iniciativa, miguel horta e costa, aos jornalistas, é levar as pequenas e médias empresas portuguesas a este novo território, fomentando as exportações para o país irmão. serão também focos de actuação portuguesa, a par da economia e da cultura, a ciência, a tecnologia e inovação e o desporto. tudo isto financiado por empresas ligadas ao projecto.
brasil em portugal
este ano representa então uma boa oportunidade para o público português conhecer o que se faz no brasil, muito além das telenovelas da globo e das canções fáceis e orelhudas de michel teló. quem o disse foi o próprio antónio grassi, comissário-geral do ano do brasil em portugal.
«precisamos levar para o outro lado do oceano o brasil que não é só o das novelas (…). a importância do evento, principalmente no âmbito cultural, está no facto de que a troca de olhares na produção artística extrapola o palpável e colabora com sectores como o turismo. queremos fazer uma programação que deixe um legado, revelando um brasil desconhecido, a diversidade artística e cultural do nosso país». e acrescentou: «a cultura é uma arma poderosa para enfrentar épocas de crise».
ao longo destes dez meses vamos poder assistir a 16 peças de teatro no palco do teatro nacional d. maria ii, com interpretações de actrizes como marília pêra, bibi ferreira e bárbara paz, dezenas de concertos de nomes como martinho da vila, naná vasconcelos, zeca baleiro, zélia duncan, adriana calcanhotto e tulipa ruiz, ver exposições retrospectivas de artistas como hélio oiticica, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros do século xx, ou dos contemporâneos maurício dias & walter riedweg. um luxo em época de crise.