Maya: ‘No Verão toda a gente é bonita’

É a mais famosa astróloga portuguesa. Semanalmente, na televisão e na imprensa, deita as cartas aos portugueses, prevendo-lhes o futuro. Mas também dá cartas na noite: Maya acaba de abrir a discoteca Wonderful, que promete agitar a noite de Tavira. E pondera abrir o Manta Beach.

depois de quatro anos à frente do manta beach vai abrir o wonderful. porquê?
apresentámos um projecto a concurso público em vila real de santo antónio, mas foi preterido. o júri atribuiu uma valorização a uma parcela económica que contemplámos com um valor mais baixo que o outro proponente. tendo ficado com uma estrutura pronta, criámos uma nova empresa e abrimos o wonderful em tavira.

por incumprimento do outro proponente, o manta beach foi-lhes agora adjudicado. vão aceitar?
fomos apanhados de surpresa. estávamos preparados para montar o manta beach 2012 à data do concurso. neste momento estamos a fazer esforços para conseguir os meios humanos e os recursos para fazer o manta como nos propusemos. mas ainda não posso garantir que o vou fazer. estamos a ponderar. não me posso comprometer. mas a intenção é, como sempre foi, fazer o manta beach 2012._agora, eu sou a maya: já sabia que isto não ia correr bem.

já tinha deitado as cartas?
já, já sabia. qualquer pessoa veria que atribuir um concurso público a uma jovem de 20 anos, sem qualquer experiência na noite, para montar o manta, o maior espaço do algarve, era uma tarefa difícil. estou muito satisfeita de que tenha sido reposta a verdade. e estou de alma e coração a tentar resolver esta situação.

o wonderful abriu dia 14. como correu?
foi magnífico, três mil pessoas, uma resposta que excedeu as minhas expectativas. o espaço é muito bonito, está a funcionar muito bem. estou certa que será um dos espaços mais marcantes deste verão do algarve. quase não precisava de decoração com as pessoas tão bonitas que apareceram no sábado.

como é o wonderful?
fica na antiga ubi & bubi. deitámos abaixo paredes, fizemos obras e fundimos os espaços com o conceito wonderful. no exterior colocámos uma tenda para a música house e temos uma zona outdoor com ambiente afro-latino. na zona indoor há um bar revival. criámos um espaço magnífico sobre a ria formosa.

que dj vão passar por aí?
temos três residentes: o dj guz, o dj nuno machado e o dj delight. e teremos grandes nomes nacionais: o diego miranda, o eddie ferrer. como cabeça de cartaz temos o dennis ferrer. e vamos receber o jesus del campo, em homenagem aos nossos hermanos. 40% das pessoas que vêm são espanhóis.

como se distingue o wonderful dos outros espaços da noite algarvia?
está bem localizado, é internacional e tem três ambientes diferentes: ao longo da noite pode-se usufruir de um ambiente mais calmo, mais intimista ou mais caliente.

e vão ter um dia para as famílias…
nos primeiros domingos de agosto vamos retirar o álcool e fazer um dia para a família. no ano passado, noutro espaço, até carrinhos de bebé entraram. estamos a apostar nos clientes do futuro.

este espaço dirige-se a toda a gente?
sim. e não há dress code. é verão, as pessoas podem vir como estiverem: de havaianas, com camisolas de alcinhas. não há obrigatoriedade do sapato nem de salto alto. pode-se vir informalmente, porque no verão toda a gente é bonita. basta estar de férias para se estar feliz.

como se relacionam a noite e a astrologia?
pacificamente. a astrologia tem tudo a ver com concentração. a noite com descontracção. sou uma pessoa feliz porque posso ter como hobby uma profissão, que é a noite. sou muito disciplinada nos meus horários, muito rigorosa na execução das minhas tarefas e tenho uma equipa extraordinária – e só com boas equipas é que se fazem bons projectos. não durmo muito, portanto tenho tempo para tudo. e, pasme-se, até tenho tempo para a minha vida pessoal.

é à noite que é mais fácil ver os astros.
também é verdade. mas como eu deito cartas… se tivesse que escolher entre viver de dia e viver de noite, escolheria viver de noite.

então vai continuar a dar cartas nas festas?
espero que sim. e com o baralho todo.

rita.s.freire@sol.pt