e é precisamente a essas bebidas que nos leva a escolha de hoje – coloridas, ornamentadas, com mais ou menos álcool, mas que fazem as delícias do palato.
neste universo, não podíamos deixar de escolher o licor que entra na composição dos mais clássicos cocktails: apresenta-se na sua conhecida garrafa quadrada de cor âmbar e dá pelo nome de cointreau.
a história desta marca começa em 1849, momento em que os mestres pasteleiros adolphe e edouard-jean cointreau fundam uma destilaria em angers, frança, para produzir licores com a fruta da região. vinte e seis anos mais tarde, edouard cointreau (filho de edouard-jean), apercebendo-se do êxito que outro licor fazia, o curaçau, decidiu destilar cascas de laranjas doces e amargas, obtendo um líquido cristalino que conquistou público até aos nossos dias. é este um dos segredos de cointreau: uma alquimia perfeita entre cascas de laranja amargas e doces, água, álcool e açúcar. o outro é uma campanha de publicidade que começou em 1898 com a figura de pierrot e se projectou nos anos 60 com james bond e a célebre frase: «voulez-vous cointreau avec moi?».
deixamos aqui hoje as receitas de quatro famosos cocktails, começando por um, o cosmopolitan, inventado num bar nova-iorquino para madonna, em 1991. o cosmopolitan leva 40 ml de vodka, 20 ml de cointreau, 10 ml de sumo de mirtilo e 20 ml de sumo de lima. agite e sirva, colocando dentro do copo uma tira de casca de laranja.
o próximo cocktail não é menos famoso, foi inventado em 1948 pela socialite margarita sames e, claro, chama-se margarita. leva 40 ml de tequilha, 20 ml de cointreau e 10 ml de sumo de lima. agita-se bem e serve-se num copo com sal nos bordos. já o side car leva 30 ml de cointreau, 30 ml de conhaque remy martin e 20 ml de sumo de limão.
por fim, e mais do agrado do paladar feminino, o cointreaupolitan, que leva 50 ml de cointreau, 30 ml de sumo de mirtilo e 20 ml de sumo de limão. depois, é só perguntar ao estilo de james bond: «voulez-vous cointreau avec moi?».
jmoroso@netcabo.pt