Dos jogos para as salas de cirurgia

Fruto de uma parceria entre o Hospital de Santa Maria e a Ydreams foi hoje dado a conhecer o projecto Yscope. Uma aplicação informática que permite aos cirurgiões visualizar e manusear imagens médicas no decorrer de uma cirurgia, sem necessidade de estabelecer contacto físico com qualquer dispositivo. 

mais utilizados na área do lazer, nomeadamente em jogos, os chamados interfaces naturais possibilitam a interacção com dispositivos sem que haja toque. esta tecnologia vai agora beneficiar o trabalho dos médicos durante as cirurgias. 

resultante de uma parceria de âmbito científico e comercial entre a ydreams, a tecnológica portuguesa que dá cartas, a nível mundial, nas áreas da realidade aumentada e dos interfaces naturais, e o departamento de neurocirurgia do hospital de santa maria (hsm), o yscope apresenta-se como uma tecnologia com grande potencial na área médica e das tecnologias de informação.

após a fase inicial de desenvolvimento, o yscope vai agora passar, segundo alexandre rainha campos, neurocirurgião do hsm e responsável pelo projecto no hospital, os seus testes operacionais no bloco operatório de neurocirurgia, fase após a qual ficará pronto para ser alargado a outros blocos e até a outros hospitais.

o yscope permite que os cirurgiões possam executar todo o tipo de acções necessárias à visualização e manipulação de exames médicos durante uma cirurgia sem a necessidade de tocar em qualquer superfície, mantendo assim a esterilização.

mas uma das novidades que a aplicação traz é a possibilidade de integração com a estrutura informática do hospital, permitindo que o cirurgião pesquise o servidor de pacs (onde estão armazenadas todas as imagens médicas digitais – rx, ecografias, tac, etc.) e possa carregar os exames que necessita.

isto sem ter que os carregar previamente, o que acontece com os sistemas similares existentes. 

através de gestos, que segundo alexandre rainha campos, são simples e intuitivos, os cirurgiões podem carregar novos exames em qualquer fase da cirurgia, podendo as imagens ser manipuladas através de zoom, rotação, medições, brilho, contraste, e outras funcionalidades, sem que haja contacto físico com qualquer superfície.

a apresentação do yscope contou com a presença do ministro da saúde, paulo macedo, que salientou a importância de parcerias deste género e o avanço que a aplicação representa para a área da cirurgia.