Media Markt acusada de publicidade enganosa

A Worten, da Sonae, e a Media Markt estão em pé de guerra. Depois de, há poucos dias, a insígnia do grupo de Belmiro de Azevedo ter anunciado que vai integrar as lojas Vobis – de artigos de informática –, na rede Worten (de electrónica e electrodomésticos), a concorrente Media Mark informou que assumiria as…

«vobis fecha todas as lojas. a media markt assume todas as garantias de artigos comprados na vobis», lê-se numa mensagem publicitária da insígnia alemã, enviada também à comunicação social. condições: os artigos em causa existirem também na media markt, estarem dentro do prazo de garantia e apresentar-se o talão de compra na vobis.

questionado pelo sol sobre esta iniciativa de um concorrente, o director de marketing da worten, nuno rodrigues, esclarece que «todos os compromissos [da vobis] são agora assegurados pela worten e apenas pela worten». «a publicidade veiculada pela media markt é enganosa, já que esta não foi mandatada por nós para se substituir às nossas empresas que se dedicam à comercialização de produtos de informática», continua o responsável.

«não comentamos as atitudes das outras empresas ou o seu comportamento ético-legal nos jornais. isso será discutido em sede própria», adverte ainda, mas sem adiantar a que instituições recorrerá ou se apresentará queixa no instituto civil da autodisciplina da comunicação comercial (icap) que analisa casos relacionados com publicidade. contactado, o icap escusou-se a dar informações, explicando que estes processos só são tornados públicos após análise e deliberação do instituto.

também a media markt não respondeu sobre esta iniciativa, que pelo menos até quarta-feira se mantinha em vigor, tal como confirmado pelo sol junto de algumas lojas.

ana.serafim@sol.pt