Inovar sempre

A notícia de que a Vidrul vai ser certificada para produzir garrafas de Coca-Cola em África demonstra, de novo, que a inovação é uma aposta segura. Existem outros exemplos em Angola – felizmente –, mas o caminho a percorrer é longo.

muitas empresas – industriais e de serviços – têm investido na melhoria das capacidades produtivas e os resultados estão à vista. as vendas aumentam, a eficiência cresce, os resultados gerais melhoram, as perspectivas de um futuro mais bem sucedido abrem-se.

existe a ideia de que inovar implica custos elevados, mas nem sempre é assim. muitas vezes, inovar é mais simples e económico do que parece à primeira vista. inovar é estar atento ao que acontece e se faz à volta e, dentro das possibilidades, produzir melhor oferta.

e é isso que fazem muitos empresários angolanos, jovens e menos jovens. inovar, criando assim mais riqueza para os seus projectos e para o país, que ganha com as exportações ou outro valor que os empreendedores aportem.

a inovação nas empresas – e no estado – melhora a qualidade de vida dos angolanos e de quem vive e trabalha em angola, e pode contribuir para projectar o nome do país no mundo. é importante comunicar os bons exemplos, tornar públicos as conquistas e os sucessos obtidos em qualquer região do país, em qualquer área. as empresas que têm feito e fazem da inovação uma atitude sistemática são um exemplo a seguir e poderiam, por isso, unir-se, constituindo uma rede com um objectivo comum: promover a cultura da inovação, divulgando as boas práticas de uma forma permanente. existe noutros países e pode ser replicada num país como angola.

a morte de dezenas de adeptos do kabuskorp deixou o país de luto e deve merecer uma reflexão – independentemente das causas que venham a ser apuradas para este acidente tão grave. angola tem taxas de sinistralidade elevadas, com todos os danos irreparáveis (as vidas) e materiais (os tratamentos, o acompanhamento, os medicamentos, as faltas no trabalho, os efeitos na economia, nas famílias, etc.) que tal acarreta.

os acidentes de viação são um problema em angola (como em qualquer país) e as novas estradas – que apenas pretendem melhorar a vida das pessoas e as condições do país – oferecem mais segurança. é importante, por isso, que se usufrua dessa segurança, cumprindo as regras conhecidas e adoptando uma postura responsável ao volante. também aqui se trata de inovar. em muitos casos, mentalidades.