tendo em conta que as operadoras recebem, em média, cerca de 35,7 euros por cliente (valor da zon), os 275.840 novos clientes entregam 9,8 milhões de euros todos os meses às empresas fornecedoras do serviço de televisão paga. no final do ano, são mais 118,2 milhões de euros nas receitas das operadoras privadas.
o crescimento do número de clientes de televisão paga vai no sentido contrário ao expectável, tendo em conta a crise que o país atravessa, o aumento do desemprego e das dificuldades financeiras das famílias.
para o regulador do sector, a anacom (autoridade nacional de comunicações), esta evolução deve-se «em parte ao ‘apagão’ analógico e à transferência para a televisão digital terrestre (tdt), o que favoreceu a subscrição dos serviços de televisão paga por alguns cidadãos» – observa fonte oficial.
tdt arrancou no início de 2012
recorde-se que o ‘apagão’ analógico foi efectuado no início deste ano. quem tinha televisores antigos ou não era subscritor de serviços de tv paga teve de passar a sê-lo, ou então foi obrigado a comprar um adaptador para poder continuar a ver televisão. mas em muitos concelhos – como, por exemplo, oliveira do hospital, onde há três freguesias sem cobertura da tdt – a única solução foi pagar para ver televisão.
os preços mínimos para a subscrição dos quatro canais rondam os 10 euros por mês (montante que facilmente duplica caso se opte por subscrever mais canais). no último ano, a percentagem de clientes subscritores do triple play (tv, internet e telefone) cresceu de 50% para 55%.
pt foi a principal beneficiada
por outro lado, está a verificar-se igualmente um efeito de substituição do cinema pela televisão. entre abril e junho, a lusomundo vendeu 1,714 milhões de bilhetes de cinema, menos 15,9% do que no mesmo período do ano passado.
a portugal telecom (pt) foi a operadora que mais clientes angariou nos últimos doze meses. a empresa liderada por zeinal bava tem agora um milhão e 157 mil clientes de tv paga, mais 238 mil do que em junho de 2011. no seu relatório e contas semestral, a operadora justifica a evolução com a qualidade do serviço prestado.no entanto, nos meses anteriores ao fim da televisão analógica sucederam-se as denúncias de que vendedores da pt acorreram às pequenas localidades que não iriam receber o sinal da tdt. a maioria dos novos clientes da pt – 150 mil – subscreveu os seus serviços no primeiro semestre deste ano.
já na líder zon, que tem mais de 53% de quota do mercado de televisão paga, contra 36% da pt, o aumento dos clientes não foi tão forte. registou mais 34 mil clientes num ano, um aumento de 2% que permitiu à detentora da tv cabo chegar aos 1.586,8 milhões de subscritores de televisão no final de junho.
a optimus, detida pela sonaecom, conseguiu mais 4.010 clientes, vendendo agora serviços de televisão a 36.930 casas.
a única empresa a perder clientes, ainda que de forma residual, foi a cabovisão, terceira maior operadora do país, com 8% de quota de mercado. no total, a empresa sediada em palmela tinha em junho 256.730 clientes de televisão, menos 170 do que um ano antes.