a festa aconteceu dia 18 no rio de janeiro e contou com algumas caras bem conhecidas do mundo lusófono. áfrica foi a primeira homenageada, tendo sido saudada com a presença de carlinhos brown e um mash up de canções interpretadas por leo maia, chico césar, negra li e toni garrido. também a angolana leila lopes, miss universo 2011, esteve presente.
em homenagem a portugal, maria gadú interpretou a canção ‘tanto mar’, de chico buarque, e o actor ricardo pereira recitou um poema de fernando pessoa. mas a grande estrela da noite portuguesa foi mariza que interpretou ‘meu fado meu’ num cenário alusivo às terras lusas, onde também houve espaço para o folclore nacional.
«quando me convidaram fiquei surpresa e ao mesmo tempo feliz por poder fazer parte de uma causa tão nobre. ao princípio, iria só cantar um tema com orquestra dirigida pelo meu querido amigo e maestro jaques morelenbaum, mas depois de ouvirem pediram mais um, e o escolhido foi ‘ó gente da minha terra’. fui a única artista que teve direito a cantar dois temas!». não foi a primeira vez que mariza trabalhou com o morelenbaum: foi o produtor do disco transparente e quem dirigiu a sinfonietta de lisboa no espectáculo junto à torre de belém que resultou no dvd concerto em lisboa.
«a reacção do público foi ainda melhor do que esperava. houve logo um grande interesse por parte da imprensa, já que o meu ensaio passou em directo no jornal das 20h. no dia seguinte foi muito engraçado andar na rua e receber o carinho das pessoas que me vinham dar os parabéns pela participação no programa, de que tinham gostado muito», conta mariza.
a fadista vai voltar ao brasil para a celebração do ano de portugal no brasil que começa a 7 de setembro, dia da independência daquele país. «vou ter o prazer de partilhar o palco com milton nascimento e roberta sá. depois regresso à europa para uma digressão pela holanda, bélgica, grécia e polónia».