Um clássico de vinganças

Entra hoje em campo o primeiro duelo da nova temporada entre Real Madrid e Barcelona. Um confronto que será de desforras para ambos os lados.

no ano passado, a época começava da mesma forma. os merengues de josé mourinho recebiam os blaugrana, então ainda orientados por pep guardiola, num encontro que terminou empatado a duas bolas. uma semana volvida, o barcelona conquistaria a supertaça em sua casa, ao vencer por 3-2. e será aí mesmo, em camp nou, que hoje começará a disputar-se o primeiro troféu desta temporada (21h30, sporttv 1).

a diferença, agora, está na recordação que os merengues levarão para a cidade condal – na sua última visita a camp nou, em abril, arrancaram uma vitória (2-1) que os lançou em definitivo para a conquista da liga espanhola. e tal lembrança será vital, pois nas 97 deslocações ao terreno do barcelona, os madrilenos só regressaram com 23 vitórias. nas cinco visitas da era-mourinho, o saldo é de duas derrotas, um par de empates e apenas uma vitória, a tal que o barcelona procurará vingar.

mas esse saldo registou-se com pep guardiola sentado no banco de suplentes catalão. esta época, no seu lugar, estará o homem que sempre o ladeou, e com quem josé mourinho chegou a protagonizar um episódio polémico: tito vilanova. o português enfiou um dedo no olho do então técnico-adjunto, precisamente na primeira mão da supertaça transacta.

na antecâmara do encontro de hoje, e questionado sobre o incidente, vilanova garantiu que não tem «uma má relação com mourinho» e, falando da partida, disse que «seria bom começar [a época] a ganhar». da sua parte, mourinho admitiu que não deveria ter feito o que fez, afirmando igualmente que «não há problemas» entre os dois.

de resto, em campo vão estar praticamente os mesmos nomes que na época passada se cruzaram por seis ocasiões. o real madrid ainda não oficializou qualquer contratação, embora a imprensa espanhola noticie que o clube continua em busca de um jogador para o meio-campo – luka modric, do tottenham, e axel witsel, do benfica, têm sido os mais falados. no barcelona, a única novidade é jordi alba, defesa esquerdo internacional espanhol contratado por 14 milhões de euros ao valência. quiçá para a segunda mão, que se disputa a 29 de agosto, haverá novos nomes no relvado.

diogo.pombo@sol.pt