a capital portuguesa e o porto são mesmo as primeiras da lista, ordenada por critérios geográficos, desde o extremo ocidental da europa até à cidade do cabo, na áfrica do sul.
quase metade (48) ficam na europa e dos outros sete países de língua portuguesa só há mais uma cidade entre as 100 escolhidas: rio de janeiro.
a china tem quatro cidades na lista (pequim, xangai, lhasa e hong kong), menos do que os estados unidos (seis) e a espanha (cinco)
o guia, com 200 páginas, faz parte de uma série de cinco volumes que inclui uma selecção mundial das ‘100 praças mais bonitas’, ‘100 catedrais mais bonitas’, ‘100 parques naturais mais bonitos’ e ‘100 museus mais bonitos’.
no último caso, portugal (‘pu tao ya’, em chinês) está ausente, mas quanto a catedrais, lisboa contribui com duas: a sé e os jerónimos.
a ilha da madeira é um dos ‘100 parques naturais mais bonitos do mundo’ e o terreiro do paço, em lisboa, é uma das cem praças seleccionadas.
cada guia custa 50 yuan (6 euros), menos do que um bilhete de cinema e pouco mais do que um dia de salário mínimo em pequim.
na última década, os livros de viagem, mapas e guias turísticas passaram a ocupar lugar de destaque nas livrarias de pequim, xangai e outras grandes cidades chinesas, correspondendo ao acelerado crescimento da classe média.
em 2011, o número de chineses que passaram férias fora do continente cresceu vinte por cento, para 69 milhões, e este ano deverá exceder os 80 milhões.
a maioria ficou por hong kong e macau, a nova capital mundial do jogo, já à frente de las vegas, mas cada vez há mais chineses a viajar para o sueste asiático, os estados unidos e a europa.
há três meses, o turismo de portugal reuniu em pequim nove empresas portuguesas do sector, a maioria das quais agências de viagens, e cerca de trinta profissionais chineses, na maior acção do género promovida na capital chinesa.
apenas cerca de 40.000 a 50.000 turistas chineses visitaram portugal em 2011, mas segundo realçou na altura o director de promoção do turismo de portugal, miguel morais, a china «é um mercado emergente».
«o turismo, na china, está numa fase de crescimento. oxalá as empresas portuguesas saibam tirar partido das oportunidades», afirmou o mesmo responsável.
o site daquele organismo – www.visitportugal.com – já tem uma versão em chinês.
pelas contas da european travel comission, em 2030, a europa atrairá cerca de oito milhões de turistas chineses, mais de o dobro dos 3,8 milhões registados em 2010.
a rússia, que partilha com a china uma fronteira com cerca de 4.300 quilómetros de comprimento e que recebeu então 848.000 turistas chineses, foi o destino mais procurado, seguido da alemanha (593.000), frança (558.000) e itália (485.000).