lisboa posiciona-se assim, uma vez mais, ao nível das maiores capitais de moda do mundo. «o vfno, que surgiu em 2009, tem sido seguido por todas as capitais do mundo, 18 neste momento, onde a revista é vendida. no caso de portugal, não tivemos qualquer dúvida em participar e temos constatado que lisboa está perfeitamente ao nível de todas as capitais onde se realiza este evento», assegura paula mateus, directora da revista vogue portugal.
as mais importantes lojas da avenida da liberdade, rua castilho, chiado e príncipe real vão alargar o seu horário até às 23h, oferecendo muitas compras com descontos, música e, sobretudo, animação de rua. no chiado, junto à brasileira, haverá um totem bag que distribuirá balões e amostras da wella.
ainda nesta zona, haverá um stand de maquilhagem ysl e actuações especiais do teatro rápido. mais acima, no príncipe real, o jardim vai servir de palco a um mercado de rua, em parceria com o lx market, e onde se poderão encontrar peças de vestuário, acessórios e produtos gourmet.
já na avenida da liberdade, os cinco quiosques prepararam uma ementa especial vfno e existirá ainda um stand da marca tresemmé, de produtos para o cabelo. é nesta zona que se encontra o epicentro do evento, o lounge da vogue, no hotel fonte cruz, espaço onde a revista receberá os seus convidados – nos quais se incluem todos aqueles que conseguirem convites através dos inúmeros passatempos ainda a decorrer, sobretudo no site da revista.
no ano passado foram quebrados os recordes de afluência da primeira edição, com milhares de pessoas a ‘tomarem de assalto’ as ruas da capital, mas as expectativas para esta terceira edição estão ainda mais altas, como revela paula mateus: «este ano esperamos ter uma adesão ainda maior. como se trata da terceira edição, todas as pessoas já conhecem o vfno; e nota-se um entusiasmo crescente, por parte dos participantes e público, à medida que a data se aproxima.
é uma noite de festa, que celebra a moda e promove a sua indústria e o comércio local. além disso, como muitos espaços optam por acções com descontos e promoções de vendas, esta é uma oportunidade para o grande público comprar a melhores preços».
e apesar de o cenário de crise ter ditado o encerramento de inúmeros espaços comerciais em lisboa, há, este ano, um número recorde de lojas envolvidas – 185 – e a esperança que, tal como aconteceu em 2010 e 2011, esta noite se traduza num aumento das receitas. «no primeiro ano em que o vfno se realizou em lisboa, o retorno dos participantes foi muito positivo em matéria de vendas. esperamos que assim continue e que o grande público possa usufruir das promoções especiais que muitos programam para esta noite». mais, é uma oportunidade para se conhecer também algumas lojas em que até então não se havia entrado.
à semelhança das edições anteriores, a revista vogue promove uma acção de solidariedade associada a esta noite, para a qual criou uma peça oficial: um shopping bag em algodão e que já está à venda nas lojas aderentes por 12 euros, valor que reverterá favor da make-a-wish portugal, instituição escolhida porque, afinal, a moda também tem muito a ver com sonhos: «um dos objectivos da realização deste evento, em todos os países que o comemoram, é ter uma acção humanitária e de solidariedade. este ano, a nossa opção foi para a make-a-wish por ser uma instituição que tem como missão a realização de sonhos de crianças que têm ou tiveram a sua vida em risco, devido a doenças degenerativas».
todas as novidades e informações acerca desta noite – como a lista pormenorizada de lojas aderentes e as acções que cada espaço programou – podem ser consultados em www.fashionsnightout.pt.
raquel.carrilho@sol.pt