Duas rotundas no Marquês de Pombal dividem opiniões

As opiniões dividiam-se ao final da manhã de hoje perante mais uma rotunda no Marquês de Pombal, em Lisboa, com automobilistas a preverem mais dificuldades na circulação e outros convencidos de que a «bagunça» pode acabar.

raul sousa é um dos condutores que dá nota positiva ao desdobramento em duas da rotunda, além da alteração nos sentidos do trânsito na zona.

«está bem alterado e para melhor comodidade dos transportes públicos, inclusive», afirma o condutor à agência lusa, depois de ter percebido, por experiência própria, as modificações numa das principais zonas de circulação da capital.

«para entrar para a avenida duque de loulé tive de entrar na avenida da liberdade e depois virar à direita e novamente à direita. só isso, foi simples», resume.

as alterações decididas pela autarquia visam reduzir carros e poluição. além das duas rotundas, a avenida da liberdade tem uma faixa central para veículos particulares e outra para o transporte colectivo, enquanto as laterais deixam de ser de atravessamento e passam a ser faixas para trânsito local.

a rotunda interior corresponde à que existia e dá acesso à rua joaquim antónio de aguiar, à avenida fontes pereira de melo e à avenida da liberdade.

a rotunda exterior é usada pelos transportes públicos e permite o acesso à rua braancamp e à avenida duque de loulé.

camilo neto garante que o trânsito no marquês de pombal «sempre foi péssimo», mas agora está mais optimista.

«pelo jeito, parece que vai melhorar. antigamente era uma bagunça, com um corta para cá e outro corta para lá e agora parece que está melhor», diz, num português com sotaque do brasil.

fernando alves é estreante no novo figurino da rotunda e garante que já «percebeu» as alterações.

«não é difícil. acho que vai melhorar porque estava tudo encafuado na rotunda e assim distribuí-se melhor o trânsito», defende.

rui viegas prevê que o trânsito fique «mais confuso» e diz que «vai haver mais carros parados e mais poluição».

já o taxista amilcar graça reprova as «modernices» e nota que das «duas ou três vezes» que fez o percurso «não gostou muito do sistema».

o taxista prevê que no inverno a circulação fique mais complicada porque «há qualquer coisa que não está bem».

«eu já não vou nestas andanças, nestas modernices que eles fazem e o dinheiro que gastam quando há muita gente a passar fome», critica.

também taxista, mas sem estar hoje de serviço, o brasileiro sebastião sousa é outra voz critica: «isto está muito mal, têm de gastar menos dinheiro e isto muda muito pouca coisa».

outro taxista, vítor pereira, espera por segunda-feira para dar o veredicto final: «a partir de amanhã, segunda-feira, é que vamos ver se melhora ou fica na mesma».

por enquanto, vai achando que é «uma boa ideia» porque, em vez de o «tráfego se amontoar todo na rotunda, há várias saídas».

nas faixas laterais, onde a circulação também se alterou, a velocidade máxima permitida é de 30 quilómetros/hora (km/hora).

além destas alterações, a câmara decidiu ser possível descer a rua braancamp, o que já não acontecia há vários anos, e subir a rua barata salgueiro.

as modificações são experimentais até final de dezembro quando a câmara decidir se são, ou não, definitivas.