Business dress code

O que acha desta maneira de certos jovens executivos se vestirem de fatos completos, mas de camisa aberta e sem gravata? Alberto Andrade.

não acho apetitoso. de camisa aberta, prefiro vê-los vestidos mais informalmente – talvez com blazer ou casaco aos quadradinhos.

diz-se que os jovens urbanos em ascensão social (young urban upwardly mobile, ou yuum) vão muito por aí. e que quando ascendem um degrau mais acima na sociedade, já têm o fatinho no corpo e lhe acrescentam a gravata. de qualquer maneira, sentindo-se modernos e cool com essa indumentária, não deixam de levar no bolso a gravatinha, para reuniões com o chefe ou com clientes.

a verdade é que, no mundo moderno, com a necessidade de maior originalidade e diferença, o business dress code tornou-se tão complicado que é tratado em cadeiras universitárias de cursos de gestão.

alguns empresários acham cool não usar gravata, e ainda mais cool fazê-lo sem dispensar o mais formal e escuro dos fatos completos (falta de referências sociais, indiscutivelmente).

a verdade é que o dress code numa empresa (agora fica bem dizer estas coisas em inglês, mas trata-se apenas da forma como se vai vestido para o emprego) varia tanto que é bom esclarecê-lo com os chefes. parece que nos eua estão a recuar com o casual suit das sextas-feiras, por causa do estardalhaço estético que gerara.

mas se em portugal o país se levantou contra um chefe que exigira normas de vestuário num serviço público… ao menos o yuum demonstra uma certa vontade de subir bem, e é provisório.