Setembro é o mês de todos os canais

Mesmo nos canais cujas audiências não são medidas oficialmente, por estarem abaixo dos 50 preferidos dos portugueses, há estreias a marcar o final do Verão. A Benfica TV alterou a grelha mais cedo, devido à 1.ª Liga, mas é o Brasileirão que se destaca nas apostas recentes do canal.

setembro também é mês de estreias nos canais por subscrição, de produção nacional. mesmo em canais não auditados pela caem, que ficam abaixo da 50.ª posição na tabela dos mais vistos.

é o caso do económico tv, que prepara «a alteração da grelha para o final de setembro», mantendo como horários fortes as 8h, as 12h e o período a partir das 16h. «quando o mercado abre, temos um bom retorno, tal como quando fecha. ao meio-dia também se nota um maior interesse dos espectadores pelo canal. a minha percepção é a de que há pessoas que almoçam em casa e, como têm algumas poupanças, pretendem perceber o que se passa», diz ao sol raul vaz, director-executivo do canal associado ao diário económico.

apesar de a sua audiência não ser contabilizada oficialmente, raul vaz salienta que esse posicionamento também traz vantagens. «não estamos no campeonato em que é necessário chegar aos 1,5 milhões de espectadores da gabriela, mas temos influência no segmento dos canais focados nos temas de economia e negócios». prova disso são os mais de 80 comentadores que passam pelo estúdio do económico tv todas as semanas.

apesar das audiências residuais, o canal emprega 50 profissionais, nas áreas técnica e editorial.

no caso dos canais desportivos, as alterações na grelha começaram no mês de agosto e, na benfica tv, têm-se mostrado uma aposta ganha.

«começámos a transmitir, em exclusivo, os jogos da equipa b do benfica, em casa, com resultados muitíssimo positivos», conta ao sol ricardo palacin, director do canal do clube. além destas transmissões, são os programas especiais em dias de jogo da 1.ª liga – quando o benfica está em campo – que mais audiências captam.

estreia de nuno markl

entre 1 e 10 de setembro (dados mediamonitor – caem), o canal conseguiu uma média de 3.800 espectadores, por dia, e 0,2% de share, ocupando o 38.º lugar dos canais mais vistos em portugal. no entanto, para ricardo palacin, os resultados a que o canal tem acesso através da meo – a benfica tv também se encontra disponível nos pacotes da cabovisão e da clix – são melhores. «não contesto os dados medidos pela gfk, mas acredito que estamos seguramente mais bem colocados».

de acordo com o director do canal, as emissões do brasileirão (campeonato brasileiro de futebol), que se estrearam há cerca de duas semanas, em exclusivo, também farão aumentar as audiências.

já o canal q centra em outubro as suas principais estreias, com um formato original de nuno markl e rui unas e a segunda série de paradoxo da tangência, apresentado por eduardo madeira, que começa no dia 1. mas esta semana deu-se início à nova grelha, com altos e baixos, «que pretende parodiar os programas onde se mostram vídeos retirados da internet, com pessoas a cair e gatinhos a rebolar», conta fonte oficial do canal das produções fictícias.

na programação, mantém-se costeleta de adão, apresentado por ana markl e vasco palmeirim, o programa mais visto do q, desde o início das medições realizadas pela gfk, a 1 de março.

cm tv em brainstorming

no caso do porto canal – na posição 13 da zon e na posição 14 na meo –, os novos programas virão acompanhados por uma nova imagem, no final de setembro, data em que começarão as emissões de a bola tv (apenas no pacote da meo), cujo anúncio foi feito em julho.

neste mês, começaram também os trabalhos na cm tv, do grupo cofina, estando os directores-adjuntos do canal, carlos rodrigues e josé carlos castro, na fase de «delinear a compra de equipamento», refere o último.

segundo o ex-pivô da tvi, para que o canal arranque em março de 2013 «há ainda muito trabalho para fazer», nomeadamente de construção civil.

os temas que ocuparão a grelha «já foram pensados», só os nomes dos programas ainda não estão definidos. «estamos na fase do brainstorming», conta josé carlos castro.

o jornalista foi contratado pela cofina, com o objectivo de continuar a apresentar programas de informação. segundo explicou ao sol (ver o lugar do outro, na pág. 2), será ele o rosto do principal noticiário do canal do correio da manhã, que irá para o ar, todos os dias, às 20h.

francisca.seabra@sol.pt