comecemos então pelos números. apesar de não confirmados, estima-se que o contrato do brasileiro lhe renda cerca de 6,5 milhões de euros anuais, com o belga a receber cerca de metade desse valor. denisov, que já ultrapassou uma década ao serviço do clube, fica-se pelos dois milhões.
e terá sido o médio russo, a par de aleksandr kerzhakov, avançado da equipa, a provocarem o rastilho de um fogo que agora os responsáveis do zenit tentam apagar: ambos os jogadores foram obrigados a treinar com a equipa de juniores.
o motivo prende-se com a indignação que denisov, em particular, não escondeu. a revista france football, citando uma entrevista que o médio concedeu a um jornal do seu país, noticiou que denisov não se acomodou com as palavras que utilizou para criticar os salários oferecidos a hulk e witsel.
«poderia compreender se tivéssemos comprado o messi ou o iniesta, que valem qualquer preço, mas não o hulk. sim, comprámos bons jogadores que vão claramente ajudar o zenit», explicou, antes de questionar: «mas serão eles melhores que outras vedetas da equipa para merecerem ser pagos duas ou três vezes mais?».
estas palavras não tardaram a ser contrapostas por outras, vindas de responsáveis do clube de são petersburgo. apesar de ter mantido o anonimato, a rt, uma estação televisiva russa, citou um responsável do zenit que explicou que «denisov tem exigido um aumento salarial desde a primavera, apesar de ter um dos maiores salários do clube e de toda a liga russa».
a contestação, que só foi vociferada pela voz de denisov, também estará, contudo, nas mentes de outros internacionais russos da equipa, como anyukov, shirokov e bystrov.
esta alegada ‘união’ da facção russa do plantel – onde constam igualmente os portugueses danny e bruno alves -, já foi abordada pelo treinador, o italiano luciano spaletti, que apelidou de «estupidez» uma situação que explicou com a abordagem do clube ao mercado de transferências nas últimas temporadas.
«o zenit é um clube sério, que não conseguirá progredir se não atrair novos jogadores. é a única maneira de chegar a novos patamares», atirou, antes de argumentar que o clube «não comprou ninguém em especial nos últimos quatro períodos de transferências [dois anos] e agora somos culpados por recrutar novos e fortes jogadores».
sem referir nomes, certo é que denisov e kershalov foram ambos relegados para treinar com os juniores.
o caso será a face de um problema que terá começado a germinar assim que hulk e witsel chegaram ao clube, e que porventura tem influenciado a prestação da equipa no relvado – o zenit não ganhou nenhuma das suas últimas três partidas, e pelo meio perdeu por três golos sem resposta na visita ao málaga para a liga dos campeões, um palco onde a equipa russa teima em não repetir um desempenho europeu que, em 2008, lhe valeu a conquista da taça uefa.