antónio borges, consultor do governo e ex-líder do departamento europeu do fmi, criticou hoje o coro de protestos que se levantou em portugal contra as alterações na taxa social única (tsu) que o governo pretendia introduzir.
«a medida é extraordinariamente inteligente e os nossos empresários que se apresentaram contra a medida são completamente ignorantes e não passariam no primeiro ano do meu curso na faculdade», reagiu borges, durante o fórum empresarial do algarve, organizado pelo lide portugal, que decorre até amanhã em vilamoura.
«de facto implica perda de poder de compra para muita gente, mas quem acha que o programa de ajustamento português se faz sem apertar o cinto, está um bocadinho a dormir», acrescentou ainda.
«acho extraordinário o debate de que estamos a transferir dinheiro do trabalho para o capital. parece que voltámos ao marxismo e que o capital é uma coisa má», argumentou o consultor do governo para as privatizações, lembrando que o problema do país é «estar descapitalizado».
«não se trata de transferir rendimentos de ninguém para ninguém», resumiu.
(notícia actualizadas às 14h03.)