os vinhedos do ameal, na sub-região de ponte de lima, já eram referidos no velho cartório do convento de refóios do lima, documento que foi elaborado ainda antes de 1710.
mas no que se refere a história, há que recuar a tempos anteriores aos da nacionalidade (1143) para nos situarmos nesta ancestral freguesia onde se situa a quinta do ameal, um belíssimo espaço de vinhedos rodeados por uma mata de castanheiros, nogueiras e seculares pinheiros mansos, tudo a bordejar as margens do rio lima.
é aqui que pedro araújo continua a apostar e a acreditar na casta loureiro, audácia que é tanto maior quando se sabe que estamos em território do alvarinho, em zona com excelentes condições para a produção de vinhos brancos de grande qualidade. mas os vinhos desta região eram habitualmente ácidos e ligeiramente gaseificados, algo que pedro araújo contrariou com a sua aposta no loureiro e numa produção inteiramente biológica. em resultado disto, os vinhos da quinta do ameal são aromáticos, frescos e com uma acidez muito equilibrada.
é aqui que a casta loureiro atinge maior expressão aromática e gustativa, caracterizando-se pela frescura e juventude com realce para o seu perfume floral e frutado. o destaque vai para o quinta do ameal escolha (atenção que o de 2009 já está esgotado, mas o de 2011 chega ao mercado dentro de uma semana) que é considerado como um dos melhores vinhos brancos portugueses. estagiou em barricas novas de carvalho francês durante 6 meses e o carácter floral do loureiro casa na perfeição com os aromas da madeira. a não perder!
entretanto, não esqueçamos o quinta do ameal – loureiro 2011 que, apesar de não poder medir forças com o escolha, é também uma séria opção para o nosso palato. depois de uma maturação de 3 a 6 meses em cuba de inox, apresenta-se-nos delicado e fresco, com o loureiro a assumir o seu perfume floral e frutado. é uma experiência alternativa aos sauvignon blanc e aos chardonnay que já começam a cansar as nossas papilas gustativas.
para terminar, deixo aqui mais duas sugestões. a primeira é o quinta do ameal – espumante feito com 85 % da casta arinto e que se revela um grande vinho gastrónomo. por último, ficamos a aguardar a chegada ao mercado do quinta do ameal special harvest 2011, já por nós provado e … aprovado.
jmoroso@netcabo.pt