a ideia é transformar a cidade numa mostra de projectos, produtos e artistas portugueses e, desta forma, estimular o comércio – de restaurantes a lojas e galerias de arte, num total de cerca de 200 espaços participantes – num momento em que este tanto precisa de um incentivo.
assim, a cidade no seu todo será palco deste projecto turístico e cultural que a ex-modelo – e fundadora da agência de comunicação xn branddynamics – xana nunes começou a maquinar há cerca de dois anos. «desde 2010 que comecei a desenhar o projecto na minha cabeça. sou alfacíssima e acho que, no fundo, este projecto é resultado de uma grande paixão pela cidade», avança.
nas suas viagens, xana nunes já tinha passado pelo arco madrid, a art basel ou a berlin week art. eventos que transformam e dinamizam as cidades que os albergam. «estas cidades ficam completamente cheias, é difícil arranjar voos ou hotéis. e nós não tínhamos uma semana assim. há eventos válidos, mas que não movem populações internacionais».
foi este o desafio a que se propôs: «desde os anos 90 que organizo eventos de moda, gosto de criar. a xn é uma empresa de produção de eventos – só depois veio a parte da comunicação. trabalhamos desde projectos de arte a gastronomia e moda e isso deu-nos o know how para um projecto multidisciplinar. ao mesmo tempo percebi que havia muita vontade do comércio de lisboa que acontecessem coisas que os motivassem e envolvessem».
os mais recentes resultados do turismo em lisboa, que indicam um sólido crescimento do número de visitantes, confirmaram que este era o momento ideal para avançar. «a nossa cidade é extraordinária e tem imenso para dar. neste momento o mundo inteiro está apaixonado por lisboa. é a altura certa». apesar deste ‘piscar de olho’ aos estrangeiros, a lisbon week também pretende conquistar os portugueses, revelando «os segredos da capital» que muitas vezes os seus próprios habitantes desconhecem.
há seis meses, quando conseguiu a aprovação e o apoio da câmara municipal de lisboa, xana nunes e a sua equipa arregaçaram mangas e puseram mãos à obra. as parcerias foram o primeiro passo e, neste campo, a empresária definiu uma regra – apenas contactou marcas portuguesas. «podia até ser arriscado, tendo em conta o momento que o país atravessa, mas quase todas as empresas com as quais falámos se mostraram interessadas, ainda que muitas já tivessem os orçamentos fechados para este ano». a caixa geral de depósitos e a optimus «aceitaram de imediato» e assim, assegura a empresária, tornaram esta primeira edição da lisbon week possível.
as rotas de lisboa
o miradouro de são pedro de alcântara, a praça camões, o largo de são paulo e o martim moniz compõem o epicentro desta iniciativa. são praças emblemáticas de lisboa e é daqui que vão partir as diferentes iniciativas. a ideia é que todos os dias aconteçam experiências diferentes, pensadas para um público abrangente. «a lisbon week é totalmente aberta ao público – toda a gente pode participar – e, na esmagadora maioria, gratuita».
assim, foram criadas sete rotas diferentes pela cidade de lisboa e, a apadrinhar cada uma, existe um embaixador. o chef josé avillez dirige a rota da gastronomia, o bloguer josé cabral a rota da moda, zé pedro dos xutos e pontapés a rota da música e joão botelho a rota panorâmica.
estes são os nomes mais mediáticos, mas a completar a lista estão ainda isabel sarmento na rota da arte, carlos coelho na rota da tradição e josé sarmento de matos na rota da história. «estes embaixadores surgiram naturalmente e apaixonaram-se pelo projecto. são pessoas que adoram lisboa. todos os anos teremos embaixadores diferentes, com olhares próprios sobre lisboa e sobre a respectiva área», explica xana nunes.
a praça camões será rebaptizada de praça da arte e ali terão lugar sete dias de cinema português ao ar livre, com apoio do instituto do cinema e do audiovisual. dali partirá também a rota da arte, para a qual a embaixadora isabel sarmento convidou a curadora portuguesa filipa oliveira, actualmente colaboradora do museu parisiense jeu de paume, a coordenar a exposição vérride, no palácio de santa catarina, que pretende reinventar a história do palácio através das obras de 16 artistas portugueses contemporâneos. paralelamente, esta rota permitirá visitar várias galerias de arte. mas de uma forma diferente: meet the artist significa que todos os participantes terão oportunidade de ter o próprio autor a apresentar os seus trabalhos, duas vezes por dia, durante os sete dias da semana, em diferentes espaços.
já o miradouro de são pedro de alcântara será um centro de informação e ponto de partida para rotas como a da história, na qual o olisipógrafo josé sarmento de matos dará a conhecer uma cidade escondida; ou a rota da moda, na qual josé cabral, autor do blogue de moda e lifestyle o alfaiate lisboeta, dará a conhecer ao público lojas, ateliês e designers nacionais.
na rota da gastronomia o premiado chef josé avillez – dos restaurantes belcanto e cantinho do avillez – revelará os pratos inspirados nos sabores de lisboa que vários restaurantes criaram propositadamente para esta lisbon week. pela mão de joão botelho, realizador de o filme do desassossego – e também a partir do miradouro – parte a rota panorâmica, na qual será possível fazer a ronda pelos miradouros de lisboa, da graça ao adamastor, com encontros inusitados com contadores de histórias.
o miradouro de são pedro de alcântara será também um espaço onde se fala de felicidade. aqui será possível fazer exercício logo pela manhã e meditar ao pôr-do-sol, participar numa marmita jam – em que cada pessoa leva a sua marmita de almoço e, enquanto come, assiste a uma palestra – e frequentar workshops de criativos e de auto-descoberta. estas iniciativas serão trabalhadas com o parceiro da acção social da lisbon week, a fundação agir hoje. o objectivo final já foi apresentado no orçamento participativo de lisboa e é «construir um hotel social para famílias sem-abrigo, porque há muitas famílias que estão a ficar desalojadas de um dia para outro e não têm onde se recolher», explica xana nunes.
o martim moniz, ponto de partida e de chegada da rota da tradição, vai receber uma feira com produtos tradicionais portugueses e emissões ao vivo da rádio amália, bem como sessões com fadistas amadores. pelo caminho, o embaixador carlos coelho levará os mais curiosos aos locais e lojas que melhor ilustram a «alma lisboeta».
quando a noite cai
o cair da noite trará outro fulgor a uma rota em particular: a da música. é na praça de são paulo que terão lugar três noites de concertos (a 25, 26 e 27) com a curadoria de henrique amaro – radialista e director artístico da optimus discos; e de joão paulo feliciano – artista plástico, músico, mentor dos real combo lisbonense e director artístico do festival-revelação de 2012, o optimus primavera sound.
além destes momentos, o embaixador zé pedro, dos xutos e pontapés, dará a conhecer 30 espaços nocturnos incontornáveis, onde a música, do rock ao jazz, é o foco das atenções.
por enquanto, xana nunes ainda não pensa em alargar a iniciativa a outras cidades. mas, confessa já estar de olho na edição de 2013. antes, porém, tem sete dias para revelar os segredos de lisboa. para conhecer todas as rotas ao pormenor: foram criados uma aplicação para iphone, um sítio de internet, uma página de facebook e uma conta de twitter. «este tipo de plataformas ajuda eventos como este», confirma a empresária, que deixa um repto: «agora é só fazerem-se amigos da lisbon week [no facebook] para descobrirem tudo!».