Morreu a actriz brasileira Regina Dourado

A atriz brasileira Regina Dourado, que participou nas telenovelas `Pai Herói´ e `Roque Santeiro´, faleceu hoje em Salvador da Baía, no Brasil, vítima de cancro, aos 59 anos, noticiou a imprensa brasileira.

a atriz sofria de cancro desde 2003 e estava internada em estado grave há uma semana, segundo a edição online do jornal brasileiro o globo, citando fonte da família.

regina maria dourado nasceu a 22 de agosto de 1953, na cidade de irecê, no interior da bahia, e aos 15 anos entrou na companhia baiana de comédias.

estudou canto e fez parte grupo de dança contemporânea da universidade federal de bahia, do coral ars livre e do grupo zambo, e viria a estrear-se na televisão em "a morte de quincas berro d'água", dirigido por walter avancini em 1978.

a atriz entrou nas telenovelas "pai herói" (1979), "roque santeiro" (1985), "renascer" (1993), "tropicaliente" (1994), "explode coração" (1995), entre outras, e o seu último trabalho na televisão foi na telenovela "caminhos do coração" (2008).

no teatro, regina dourado atuou em peças como "vidigal", "declaração de amor explícito", "uma ópera popular", e no cinema nos filmes "amante latino", "tigipió – uma questão de amor e honra" e "espelho d`água – uma viagem no rio são francisco".

lusa / sol